6ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa está com inscrições abertas até 30/04

Neste ano, a Olimpíada continua valorizando a interação de crianças e jovens com seu território, e promovendo o concurso de textos cujo tema é O lugar onde vivo.

Crédito: Divulgação

Os professores e alunos da rede municipal de ensino da Capital interessados em participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) podem efetivar sua inscrição até 30 de abril. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) já formalizou a adesão ao programa, viabilizando a participação de professores e alunos da rede, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br .

 

A OLP oferece formação aos professores e estimula a realização de oficinas de produção de textos com os alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, contribuindo com o ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o País.

 

Neste ano, a Olimpíada continua valorizando a interação de crianças e jovens com seu território, e promovendo o concurso de textos cujo tema é O lugar onde vivo. Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

 

As categorias contempladas nesta edição são: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1º e 2º anos do ensino médio) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio). Os professores também participam do concurso por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.

 

Nesta edição, além do apoio aos professores nas práticas pedagógicas, há também premiações, que incluem viagem cultural em território brasileiro para estudantes e imersão pedagógica internacional para os professores. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

 

Para a professora de Língua Portuguesa, Ariadna Neves da Silva, a Olimpíada de Língua Portuguesa é importante pois, os alunos entram em contanto com os diferentes gêneros textuais e isso contribui também para o enriquecimento do seu vocabulário durante a leitura dos textos.

 

Segundo a secretária da Educação, Juscéia Gaberlini, é importante que os professores de língua portuguesa das escolas da rede pública municipal se inscrevam e participem, pois  a OLP é mais um valioso instrumento pedagógico que contribui significadamente para a melhoria do ensino, especialmente das potencialidades da leitura e da escrita dos alunos.

 

Todas as informações relativas à Olimpíada estão no regulamento disponível em https://bit.ly/2TZS8n6 

 

A Olimpíada

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o País. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

 

Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.

 

Comentários (0)