O mês de fevereiro é dedicado à conscientização sobre a doação de medula óssea, um ato de generosidade que salva vidas em todo o mundo. Sobre isso, gostaria de compartilhar a jornada emocionante vivida por meu filho, Thiago Formehl, em busca de um doador compatível.
Em junho de 2020, meio a pandemia que vivíamos, Thiago começou a queixar de forte cansaço, dores na lombar e falta de Apetite, até alguns hematomas surgiram pelo seu corpo. No dia 25 de junho em Palmas no Osvaldo Cruz com a Dra. Marielza, hematologista, descobrimos que Thiago estava com Leucemia LLA em T e às pressas o encaminhamos por UTI aérea para o Samaritano em são Paulo, aos cuidados do DR. Guilherme Perine, onde nosso plano de saúde poderia custear todo o tratamento.
Após um diagnóstico precoce, Thiago enfrentou 15 dias de tratamento hospitalar. Eu, Luciane (mãe) e sua irmã (Maria Fernanda) não obtivemos sucesso no teste de compatibilidade para a doação de medula óssea. Infelizmente, o resultado não foi o esperado, nos levando a recorrer ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) em busca de um doador compatível.
Lembro dos dias difíceis e a força do meu filho demostrou ao passar diversas por sessões de quimioterapia e medicações necessárias para manter a remissão do câncer. Não foi fácil!
Em outubro de 2020, após muitas orações, uma luz de esperança surgiu quando um doador compatível foi encontrado. Ficamos muito felizes e agradecidos mas, no dia 21 de dezembro de 2020, o doador testou positivo para Covid-19, trazendo preocupação e incerteza. Contudo, após 45 dias o doador testou negativo para Covid e finalmente podíamos marcar o procedimento de doação por aférese.
Os 10 dia que antecederam o transplante forma intensos com sessões de quimioterapia e radioterapia, Thiago está exausto e com suas defesas todas baixas. Mas graças a Deus vencemos mais essa luta!
O processo pelo qual passamos é um reflexo da angústia e da esperança que acompanham cada etapa desse desafio. A doação de medula óssea, embora seja um procedimento simples, é um enorme ato de generosidade que pode transformar vidas e trazer esperança para aqueles que lutam contra doenças graves.
Temos uma profunda gratidão a Deus e a todos os envolvidos nessa jornada. Graças à doação de medula óssea e ao apoio da comunidade, Thiago está saudável e forte. Essa é uma demonstração do poder da solidariedade humana e da importância de doar vida.
Que nossa história inspire mais pessoas a se cadastrarem como doadores e a oferecerem esperança a quem mais precisa.
Comentários (0)