O repórter fotográfico Emerson Silva convida o público para a abertura de sua nova exposição: “Urucum: Sagrado Vermelho”, que será realizada nesta sexta-feira, 8, às 19h, na Galeria Sesc de Artes, em Palmas.
A mostra apresenta a relação entre alguns povos indígenas do Tocantins e o Urucum, planta nativa da América Tropical utilizada há séculos para pintura corporal, ornamentação de utensílios, corante alimentar e fins medicinais.
“O objetivo é mostrar a importância do Urucum na cultura e na vida cotidiana dos povos indígenas do Tocantins”, explica Silva. “As imagens capturam a coleta, o processamento e a utilização do Urucum, buscando sensibilizar o público para a preservação da biodiversidade e promover reflexões sobre as relações entre sociedade e meio ambiente.”
A exposição reúne 20 fotos dos povos Karajá e Krahô, registradas entre 2002 e 2023. Além das imagens impressas, o público poderá conferir um catálogo digital, um monitor com audiodescrição e identificação tradicional das obras. As informações sobre o trabalho também estarão disponíveis em braile.
A classificação da exposição é livre e a entrada é gratuita.
Sobre o autor
Emerson Silva nasceu em 1975 em São Paulo e reside em Palmas, Tocantins, desde 1995. Atua como repórter fotográfico e fotodocumentarista há mais de 20 anos. Apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense, trabalhou no Governo do Tocantins entre 2000 e 2019, período em que teve a oportunidade de registrar e conhecer a fundo as manifestações culturais regionais, patrimônios materiais e imateriais e seus personagens – comunidades rurais negras, indígenas de várias etnias.
Ao longo de sua carreira, Silva conquistou diversos prêmios nacionais de fotografia e realizou exposições no Brasil e no exterior. Entre seus destaques, está a participação na exposição “Mulheres que Fazem a Diferença (Women That Make a Difference)”, na ONU, no Palácio das Nações Unidas em Genebra, Suíça.
Comentários (0)