Ação para descarte de eletrodomésticos e eletrônicos acontece no Cesamar no dia 21

Ação é uma parceria da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). descarte poderá ser feito das 9 às 18 horas

Crédito: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

Se você tem em casa aparelhos de celular, fones de ouvido, geladeiras, TVs e outros eletrodomésticos, os quais já não usa mais e não sabe como descartar, a oportunidade de dar outro destino a eles acontece no sábado, 21, quando a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) realizarão no Parque Cesamar, das 9 às 18 horas, um drive-thru para recebimento desses equipamentos.

 

A iniciativa busca conscientizar e incentivar a população palmense a realizar o correto descarte desses resíduos, os quais requerem um tratamento segregado de outros resíduos sólidos, devido ao seu potencial poluente. Esses equipamentos mais obsoletos têm a tendência de se acumular e necessitam de um descarte adequado para evitar possíveis contaminações que podem afetar o solo, mares e até o ar.

 

Para assegurar o tratamento adequado dos resíduos coletados, a parceria entre a ABREE e a FMA possibilita o encaminhamento desses produtos a uma empresa especializada em manufatura reversa para o correto processamento dos resíduos, permitindo sua reintegração à cadeia produtiva por meio de processos de reciclagem. 

 

Como descartar? 


O descarte desse tipo de resíduo deve observar alguns cuidados, mesmo quando entregue em centrais de recebimento. No caso de haver algum material perfurante ou cortante é importante serem embalados adequadamente e sinalizados como risco de acidentes para evitar que alguém se machuque. Caso as embalagens tenham sido guardadas, elas poderão ser utilizadas para esse descarte. Inclusive, elas costumam ter informações sobre os centros de atendimento ao consumidor (CACs), onde é possível obter orientações dos cuidados de saúde, higiene e logística reversa.

Comentários (0)