Ações do Movimento Internacional do Maio Amarelo tem início nesta segunda-feira, 02, e tem como objetivo conscientizar e educar, chamando a atenção da sociedade para o crescente número de mortes e sequelados no trânsito. Serão colocados em pauta temas relacionados à adoção de boas condutas no trânsito. A programação será realizada pela Prefeitura juntamente com parceiros
De acordo com a presidente do Projeto Vida no Trânsito em Palmas, Marta Malheiros, a escolha por iniciar a programação em uma escola se deu por acreditar que a Educação para o trânsito deva ser promovida na pré-escola, ensino fundamental e médio. “Só assim, conseguiremos formar motoristas responsáveis e conscientes com o seu papel no trânsito”, enfatizou.
A ação na ETI Padre Josimo iniciará às 9 horas, com uma palestra voltada às crianças de 6 a 10 anos. Na oportunidade, a dupla da Educação e Arte, Cocada e Batata Frita, levará de forma lúdica e descontraída noções de segurança no trânsito. Também será feita com as crianças uma pequena formação para que elas atuem como agentes de trânsito mirim, notificando de forma educativa seus pais e familiares que insistirem em desrespeitarem à legislação.
O Secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Christian Zini, disse que a programação em Palmas será intensa em prol de reduzir ainda mais os índices de acidentes graves e fatais. “Com a implantação de um sistema eficiente de monitoramento eletrônico, conseguimos diminuir em 94% no número de mortes na TO-050, e no perímetro urbano da cidade tivemos uma redução de 41% nos números de acidentes graves e de 30% nos números de acidentes fatais. E queremos reduzir ainda mais esses números”, destacou.
O levantamento apresentado pelo secretário é um comparativo feito pelo Projeto Vida no Trânsito entre o primeiro semestre e o segundo semestre de 2015, visto que o novo sistema de fiscalização começou a ser implantado no final de junho do referido ano.
A Programação do Maio Amarelo irá contemplar blitze educativas nas vias de Palmas com adesivaço e distribuição de material educativo, ações em escolas, e empresas. Ainda segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Vânia Trindade, as ações do movimento também estarão presentes nos grandes eventos, que serão realizados em Palmas durante o mês de Maio, como a Agrotins e a programação do aniversário de Palmas.
Em Palmas, o Movimento está sendo encabeçado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, e ganha forças com a parceria das instituições como a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria Estadual de Saúde, Detran-TO e, ainda, conta com o apoio das universidades e empresas jornalísticas.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo busca envolver o público e a sociedade civil em ações que discutam o tema acidente de trânsito. Conforme informações da prefeitura, "é um movimento, uma ação. Não é uma campanha, pois cada entidade pode utilizar o laço do Maio Amarelo em suas ações de conscientização. O objetivo do movimento é uma ação multissetorial, envolvendo a participação do Poder Público e da sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito".
O ano de 2015 foi um marco para o Maio Amarelo em todo o mundo, com inúmeras conquistas, adesões em mais de 20 países, e participação maciça de toda sociedade: cidadãos, empresas, entidades, órgãos públicos e privados, unidos em prol de um trânsito mais seguro.
Redes Sociais
Através da hashtag #PalmasProMaioAmarelo ou #MaioAmarelo, as pessoas poderão divulgar suas boas práticas no trânsito e se engajarem por um trânsito mais seguro e humanizado.
Programação
02/05 - Abertura do Movimento Maio Amarelo em Palmas – ETI Padre Josimo – 600 alunos, às 9h
03/05 – Blitz Educativa na Avenida Teotônio Segurado, às 8h30
03 a 07/05 – Intervenções na Agrotins
05/05 – Blitz Educativa na Avenida JK, na faixa de pedestre entre a 104 Sul e 104 Norte, 8h30
11/05 – Adesivaço promovido por acadêmicos de enfermagem do Ceulp/Ulbra e palestra sobre Urgência e Emergência, promovida pelo Samu.
15/05 – Intervenções Educativas na Corrida de Palmas, às 17h, Ginásio Ayrton Senna, Taquaralto.
16 a 19/05 – Gincana Cultural e Cívica com o tema transversal do trânsito nos CMEIS - Centros de Educação Infantil de Palmas
19/05 - Cesamar 24 horas – Pedal pela Vida, às 16h
24/05 – Palestra com os motoristas dos órgãos municipais e estaduais, das 14 às 18h.
27/05 - Blitz Educativa na TO-050, às 8h30
31/05 – Blitz Educativa na Região Norte, às 8h30
(Com informações da Secom Palmas)
Comentários (0)