Ações socioambientais da BRK impactam mais de 40 mil pessoas no Tocantins e Pará 

Concessionária leva educação ambiental e oportunidades de norte a sul 

Crédito: Divulgação BRK

Com o propósito de transformar a vida da população, levando o saneamento para muito além do básico, a BRK conseguiu alcançar cerca de 40.067 pessoas ao longo de 2024. Entre as atividades desenvolvidas pela concessionária de água e esgoto estão os projetos Reinventar, SOS Ambiental, Fonte do Futuro, exposição História de um Cajueiro, Oficina de Muralismo, Passeio Ecológico, programa Portas Abertas, atividade imersiva e muitos outros. 

 

De acordo com a gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, a concessionária busca estabelecer uma relação de confiança e transparência com as comunidades onde atua. “Nosso compromisso ultrapassa os serviços de saneamento. Trabalhamos para promover transformação social e conscientização ambiental em várias esferas”, afirma.    

 

 Programa Portas Abertas 

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) receberam 1.543 pessoas no respectivo ano pelo programa Portas Abertas. A iniciativa é voltada às instituições de ensino, organizações comunitárias, órgãos públicos e ao público em geral. O programa tem o objetivo de aproximar as pessoas aos serviços realizados pela concessionária e, acima de tudo, fazer o público perceber sua responsabilidade na preservação da água. 

 

 Ações socioambientais 

Novos sonhos foram abraçados pela BRK em 2024. O projeto Mulheres Mais Renda, que teve início em 2023, e o projeto Reinventar, profissionalizaram 181 mulheres, incluindo brasileiras, cubanas e venezuelanas em situação de vulnerabilidade social ou refúgio. O primeiro capacitou 135 costureiras para a produção de 20 mil absorventes reutilizáveis. Já o Reinventar formou 46 mulheres nas áreas de assistente administrativo, instalações hidrossanitárias e desenvolvimento socioemocional.  

 

A alegria e o conhecimento sobre saneamento também foram levados à população, desde crianças até idosos, por meio de atividades esportivas, artísticas e culturais apoiadas ou idealizadas pela concessionária. Na 1ª edição do projeto ‘Vovô e Vovó Invadem a Praia’, 60 atletas idosos participaram do vôlei realizado na praia da Graciosa, em Palmas. Em Gurupi, a ação "Arte e Autoestima para Pessoa Idosa" ofereceu serviços de beleza e muita diversão para participantes da terceira idade na Casa do Idoso. 

 

Além disso, as crianças do Hospital Geral de Palmas (HGP) e mais 10 escolas públicas do Tocantins receberam o projeto SOS Ambiental, o qual incentiva a preservação da fauna e flora através de jogos e teatro interativo com animais, proporcionando momentos de diversão e reflexão. 

 

Na promoção da sustentabilidade, a concessionária tem conscientizado sobre a importância do saneamento e hábitos sustentáveis por meio de palestras e jogos educativos. Além disso, promoveu plantio de mudas, limpeza de lagos e o projeto Adote um Jardim, no qual 72 funcionários da companhia estão envolvidos no cuidado contínuo das plantas nativas que compõem a estrutura da sede da BRK. 

 

Durante o ano, as atividades socioambientais mobilizaram milhares de pessoas, como na Semana da Água, do Meio Ambiente e na Semana da Árvore, em que a companhia oportunizou momentos de descontração e aprendizagem nas escolas e espaços públicos do Tocantins e Pará. 

 

Sandra Leal, diretora de operações da BRK, destaca a importância das iniciativas de saneamento básico. "O saneamento básico é fundamental para a preservação ambiental. Nosso objetivo é mostrar como essa relação pode gerar mudanças positivas tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Ao investir em saneamento, estamos não apenas melhorando a qualidade de vida das pessoas, mas também protegendo nossos recursos naturais e promovendo um futuro mais sustentável." 

Comentários (0)