Em pleno janeiro, sem debates acalorados na Assembleia Legislativa e na Câmara de Palmas, o foco das rodas que gostam da discussão política no estado estão voltados para a disputa pela ATM - Associação Tocantinense dos Municípios, que acontece dia 10 de fevereiro.
Com quatro candidatos colocados, a novidade nos bastidores é um possível apoio de Jairo Mariano, prefeito de Pedro Afonso, para Eduardo Madruga, do Bico do Papagaio, que veio construindo sua candidatura desde o final do ano e que nos bastidores afirma ter apoio de mais da metade da bancada federal, numa lista que uniria de Dulce Miranda a Carlos Gaguim.
“Tenho muito apoio entre os prefeitos e também na bancada federal. Nesta quarta-feira estarei em Palmas para uma conversa com o Jairo Mariano. Estamos nessa articulação buscando que ele venha nos apoiar”, confirmou Madruga ao T1 Notícias por telefone nesta terça-feira, 17.
Segundo o prefeito, seu grupo vai pleitear também a mudança da data das eleições, que está marcada para acontecer no dia 10 de fevereiro próximo. “Tem 40 municípios fazendo aniversário nessa data. isso atrapalha a eleição”, argumenta.
O prefeito de Pedro Afonso contaria com o apoio do atual presidente, João Emídio. Segundo levantou o T1, nos bastidores, Mariano estaria numa conversa com o senador Vicentinho e com seu filho Vicente Júnior para migrar do PDT para o PR. Nesta articulação estaria um compromisso de apoio a sua candidatura. Madruga no entanto parece contar com articuladores de peso para levar o apoio de Mariano.
Laurez e Marlon seguem candidatos
Também na disputa, dois outros nomes estão colocados. O do ex-deputado federal Laurez Moreira(PSB) prefeito de Gurupi, que ainda não formou grupo, e o do prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro Rodrigues(PSD), que tem o apoio do deputado federal Irajá Abreu, do seu partido.
Apoio de Emídio
O atual presidente da ATM, prefeito de Brasilândia João Emídio, pontuou em entrevista ao T1 Notícias que vai tornar público seu apoio a um dos candidatos após a comissão eleitoral ser nomeada. “Eu vou apoiar. Ainda estou cuidando do processo eleitoral e no momento que nomear a comissão, que a comissão passar a gerir o processo eleitoral, aí eu estou livre para anunciar qual candidato eu vou apoiar”, disse Emídio.
(Atualizada às 17h04)
Comentários (0)