O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) firmaram um acordo que permitirá a operação, em caráter experimental, de uma nova linha de transporte coletivo entre o distrito de Buritirana e a cidade de Palmas, com circulação aos domingos.
A linha funcionará durante o mês de março de 2025, quando será feita uma avaliação da demanda de passageiros para decidir sobre sua continuidade.
Condições para permanência
Durante o mês de funcionamento experimental, será avaliado se, pelo menos, um terço dos 44 assentos do ônibus circulam ocupados. Essa é a condição para que a linha seja considerada viável e se torne permanente.
Dia de funcionamento
A linha funcionará aos domingos por ser o dia em que os moradores do distrito costumavam se deslocar para Palmas, a fim de vender seus produtos na feira. O coletivo sairá do distrito de Buritirana pela manhã e retornará no início da tarde.
O acordo para o funcionamento da linha foi proposto pela Promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, que atua na área de urbanismo em Palmas. O documento foi assinado pelo presidente da ATCP, Eliezer Moreira Barros, e pelo morador do distrito de Buritirana Thiago Marasca Moura, que se comprometeu a ajudar a divulgar o funcionamento da linha na comunidade.
Público-alvo
A linha de transporte coletivo tem como público-alvo os moradores de Buritirana e dos diversos povoados circunvizinhos, entre os quais os projetos de assentamento Veredão, Entre Rios, Sítio, Terra Boa, Piabanha e Macaquinho.
Funcionamento em período anterior
A linha de ônibus número 650 já funcionou anteriormente, mas foi desativada há nove anos, porque o município considerou que não existia demanda suficiente de passageiros. Ela foi retomada recentemente em setembro deste ano, mas não houve a divulgação do seu funcionamento em razão das vedações do período eleitoral.
Comentários (0)