Adapec apreende em Combinado mais de 700 kg de frango impróprio para consumo

Os frangos estavam sendo transportados na carroceria de uma caminhonete, sem condições higiênico-sanitárias de transporte, algumas embalagens violadas e outras sem rotulagem

Frangos eram transportados de forma inadequada
Descrição: Frangos eram transportados de forma inadequada Crédito: Foto: Ascom/Adapec

Uma carga com 737 quilos de frango fora das condições de higiene e imprópria para consumo foi apreendida e destruída no aterro sanitário do município de Combinado, na terça-feira, 24. A ação foi realizada pelos fiscais da barreira volante da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Os frangos eram transportados na carroceria de uma caminhonete.

 

De acordo com os fiscais, ao abordarem o motorista foi verificado que as condições higiênico-sanitárias da carga e o meio de transporte estavam totalmente inadequados. Eles conduziram o veículo até o escritório da Adapec em Combinado. Segundo a Adapec, houve resistência por parte do condutor em apresentar os documentos para a realização do auto de apreensão e termo de destruição, sendo solicitado o auxílio da Polícia Militar para que o mesmo atendesse a solicitação dos fiscais.

 

Segundo o inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec, Jean Paulo Galletti, embora o dono dos produtos tenha apresentado o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a carga não possuía refrigeração alguma, estava sem condições higiênico-sanitárias de transporte, algumas embalagens violadas e outras sem rotulagem, além de frangos mal processados.

 

De acordo com o inspetor, produtos como estes são totalmente inadequados para o consumo humano, devido aos riscos de contaminação por salmonela, uma das principais causas primárias de intoxicação alimentar. “Muitos surtos têm sido associados ao consumo de produtos avícolas crus e contaminados, o que torna um sério problema de saúde pública”, disse Jean, acrescentando que nas aves as salmonelas persistem no intestino, favorecendo a contaminação de carcaças e ovos.

 

(Com informações da Adapec)

Comentários (0)