Adapec diz que está surpresa com vacinação: CRMV e prefeitura defendem prioridade

Um grupo de médicos veterinários da Adapec foram imunizados contra Covid-19 em Colinas. Adapec, CRMV e Prefeitura de Colinas esclareceram, em nota, seus posicionamentos sobre o ocorrido

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A  Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esclareceu nesta quarta-feira, 10, que recebeu com surpresa a notícia veiculada sobre a vacinação de cinco médicos veterinários contra à Covid-19, no município de Colinas do Tocantins. 

 

De acordo com a Adapec, mesmo a categoria pleiteando a inserção no grupo prioritário e justificando a necessidade do imunizante, a Agência disse que respeita a lista de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), "onde primeiro consta os idosos, trabalhadores da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas", informou em nota. 

 

CRMV e Prefeitura de Colinas defendem prioridade

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV), em nota encaminhada ao Portal na manhã desta quinta-feira, 11, esclareceu que os médicos veterinários são profissionais da saúde e por isso também têm direito a vacinação prioritária, "cabendo a cada município decidir em que momento estes profissionais serão imunizados contra a Covid-19, dentro da primeira fase do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação", pontuaram. 

 

O Conselho diz que a escolha dos grupos prioritários que recebem a vacina gratuitamente segue recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, "reafirma no Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, datado de 18/01/2021, no seu Anexo 1 (página 26), a necessidade da vacinação do médico-veterinário, por definir que trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais", complementam. 

 

O CRMV pontuou que a vacinação de médicos veterinários vem acontecendo em todo o território nacional e em alguns municípios tocantinenses, "o que deixa a Diretoria deste Conselho orgulhosa da ação dos gestores da saúde, que têm feito nada mais do que cumprir a legislação, garantindo o que é de direito a estes profissionais".

 

Já a Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria de Saúde, explicou nesta quarta-feira, 10, que todos os profissionais da linha de frente da Covid-19 no município já foram vacinados. Como esses profissionais da linha de frente já foram todos vacinados, conforme disponibilidade de doses, a pasta disse que "foi possível contemplar outros profissionais da rede pública e privada".

 

Segundo a Secretaria da Saúde do município, a Central de Imunização segue como orientação, o plano do Ministério da Saúde (MS), que deixa claro no anexo I, página 26, que outros profissionais da saúde podem ser vacinados, "como terapeutas, nutricionistas, odontólogos e reafirma também a necessidade da vacinação do médico veterinário, como é o caso dos atuantes na Adapec", relatam. 

 

Esclareceram, ainda, que o veterinário é considerado profissional da saúde, pela resolução 287, de 08 de outubro de 1998. "A Central de Imunização realiza a vacinação, tanto com orientações do plano municipal, MS, como também do plano do Governo do Estado, e que a Secretaria de Saúde do Estado, está a par da imunização no município", informaram.

 

A Secretaria da Saúde  de Colinas finalizou dizendo que irá receber doses destinadas aos idosos, contemplados na segunda fase da vacinação, conforme faixa etária estabelecida, pelo Ministério da Saúde e seguirá plano conforme os critérios.   

 

Confira as notas na íntegra: 

 

Nota - Agência de Defesa Agropecuária 

 

NOTA

 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esclarece que recebeu com surpresa a notícia veiculada na mídia sobre a vacinação de cinco médicos veterinários contra à Covid-19, no município de Colinas do Tocantins. Informa ainda que, mesmo a categoria pleiteando a inserção no grupo prioritário e justificando a necessidade do imunizante, a Agência respeita a lista de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), onde primeiro consta os idosos, trabalhadores da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas).

 

Ascom/Adapec

 

Nota - Conselho Regional de Medicina Veterinária

 

Nota de Esclarecimento

 

O CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins vem esclarecer que os médicos-veterinários são profissionais da saúde e por isso também têm direito a vacinação prioritária, cabendo a cada município decidir em que momento estes profissionais serão imunizados contra a Covid-19, dentro da primeira fase do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

 

A escolha dos grupos prioritários que recebem a vacina gratuitamente segue recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 reafirma no Informe Técnico produzido pelo Ministério da Saúde, datado de 18/01/2021, no seu Anexo 1 (página 26), a necessidade da vacinação do médico-veterinário, por definir que trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

 

Destaca-se também que desde 10 de outubro de 1998, através da Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde, é assegurado aos médicos veterinários acesso igualitário aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo vacinação, pois são considerados profissionais da saúde.

 

A vacinação de médicos-veterinários vem acontecendo em todo o território nacional e em alguns municípios tocantinenses, o que deixa a Diretoria deste Conselho orgulhosa da ação dos gestores da saúde, que têm feito nada mais do que cumprir a legislação, garantindo o que é de direito a estes profissionais. 

 

Para auxiliar neste processo de conscientização da vacinação prioritária dos médicos-veterinários, o Conselho Regional oficiou Secretaria Estadual de Saúde e municípios tocantinenses, além de realizar reuniões com representantes de Secretarias Municipais de Saúde.

 

O CRMV Tocantins se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento sobre o tema e repudia todo serviço de desinformação da imprensa regional e nacional, que insiste em desmerecer o direito destes respeitados profissionais da saúde.

 

Nota - Prefeitura de Colinas

 

Nota Portal T1 Notícias - A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde esclarece que, todos os profissionais da linha de frente da Covid-19, no município já foram vacinadas. O município recebeu 447 doses da 1ª fase, até esta data, 10/02, destas 10 foram para idosos institucionalizados. Como os profissionais da linha de frente já foram todos vacinados, conforme disponibilidade de doses, foi possível contemplar outros profissionais da rede pública e privada.

 

E a Central de Imunização segue como orientação, o plano do Ministério da Saúde (MS), que deixa claro no anexo I, página 26, que outros profissionais da saúde podem ser vacinados, como terapeutas, nutricionistas, odontólogos e reafirma também a necessidade da vacinação do médico veterinário, como é o caso dos atuantes na Adapec.  Em anexo segue na íntegra, trecho do documento.

 

Além disso, esclarecemos que o veterinário é considerado profissional da saúde, pela resolução 287, de 08 de outubro de 1998. A Central de Imunização realiza a vacinação, tanto com orientações do plano municipal, MS, como também do plano do Governo do Estado, e que a Secretaria de Saúde do Estado, está a par da imunização no município.

 

Nesta semana, a Prefeitura irá receber doses destinadas aos idosos, contemplados na segunda fase da vacinação, conforme faixa etária estabelecida, pelo Ministério da Saúde e seguirá plano conforme os critérios.   

Comentários (0)