Adolescentes realizam 'pipaço' em protesto contra a redução da maioridade penal

A Praça dos Girassóis em Palmas, vai receber, neste sábado, os jovens que pretendem manifestar contra a redução da maioridade penal para crimes hediondos aprovada em primeiro turno na Câmara Federal.

Pipaço acontece em Palmas neste sábado
Descrição: Pipaço acontece em Palmas neste sábado Crédito: Divulgação/Ubes

Os jovens de Palmas vão realizar um “pipaço” neste sábado, 18,  a partir das 16h30, na Praça dos Girassóis, para manifestar contra a PEC 171/93 que prevê a redução da maioridade penal na punição de crimes hediondos de 18 para 16 anos.

 

A pipa, uma das marcas da infância de meninos e meninas, sobretudo dos que vivem nas periferias das cidades, se tornou o símbolo contra a redução da maioridade penal no Brasil. “A pipa é o símbolo do movimento contra a redução e também da educação municipal de Palmas, além de representar a liberdade”, justificou a adolescente Beatriz Ayres.

 

Para ajudar na mobilização, os adolescentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Tocantins (Ubes), criaram uma página no facebook “Pipaço contra a redução da maioridade penal” e a presença no evento poder ser confirmada por lá. Os jovens podem ainda aproveitar o espaço para trocar ideias sobre o tema que se tornou bastante polêmico entre a juventude brasileira.

 

O pipaço está tomando conta de diversas cidades do país e já aconteceu no Piauí, Bahia, Rio de Janeiro e Pará e a mobilização se dá neste mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos.

 

A PEC 171/93 foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados e a votação do segundo turno está prevista para agosto. Caso a proposta seja aprovada na Câmara, seguirá para tramitação o Senado Federal.

 

Comentários (0)