Advogado diz que dispositivo de lei usado em ação contra Amastha é inconstitucional

Prefeito é alvo de Queixa-Crime, movida por servidor, que pede seu afastamento. Advogado explica que só há afastamento em situações extremas em que há evidente risco à instrução processual

Leandro Manzano, assessor jurídico do prefeito de Palmas
Descrição: Leandro Manzano, assessor jurídico do prefeito de Palmas Crédito: Divulgação

O prefeito Carlos Amastha, através de sua assessoria jurídica, manifestou-se, por meio de nota à imprensa, na tarde desta terça-feira, 12, acerca do embargo de declaração interposto pelo servidor Antônio Chrysippo ao Tribunal de Justiça, que pede o seu afastamento da prefeitura. Amastha responde a ação penal pelos supostos crimes de injúria e difamação contra o servidor em 2015.

 

Na nota à imprensa, a assessoria declara que pelo fato do prefeito possuir prerrogativa de foro, o Tribunal de Justiça é competente para analisar o recebimento de denúncia ou queixa-crime, e que a decisão não analisa o mérito do pedido, mas apenas autoriza o início do processamento.

 

O advogado do prefeito, Leandro Manzano Sorroche, disse ao Portal T1 Notícias, que o embargo de declaração esbarra em duas situações para total rejeição. A primeira, que diz respeito ao dispositivo de lei orgânica do município em que Chrysippo baseia o seu pedido de afastamento do prefeito. “Esse dispositivo da lei orgânica é inconstitucional, visto que a União detém competência privativa para legislar sobre processo penal, inclusive há Tribunais de Justiça que já declararam a inconstitucionalidade em dispositivos idênticos ” declarou.

 

A outra situação, é que o afastamento de prefeito só se dá em casos excepcionais e extremos, que fica sendo adotada somente se comprovado risco à instrução processual ou lesão ao erário. Como seria em casos de corrupção, por exemplo.

 

Ação Penal contra o prefeito

 

A queixa-crime de Chrysippo é referente a uma declaração do prefeito realizada a um portal de notícias em 2015, no qual declarou que não empossaria o procurador porque ele ficaria ‘infernizando a administração’ e ‘falando mentiras’.

 

Passados dois anos, Antonio Chrysippo impetrou com embargos de declaração na ação penal que tramita contra o prefeito de Palmas solicitando que o chefe do Executivo seja afastado do cargo. O recurso pode entrar na pauta desta quinta-feira, 14, em sessão do TJ.

Comentários (0)