A Defesa Civil de Palmas emitiu um alerta de tempestade com possibilidade de queda de granizo para a capital e região nesta quarta-feira, 14. O aviso, baseado em boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi classificado com grau de severidade de perigo potencial e é válido até 23h59.
De acordo com as previsões, o período de instabilidade climática pode trazer chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo acumular até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, são esperados ventos fortes, com rajadas entre 40 e 60 km/h, e a possibilidade de queda de granizo.
O fenômeno pode causar danos pontuais em telhados, veículos, áreas de cultivo e provocar alagamentos. Apesar de o Inmet indicar baixo risco para interrupção no fornecimento de energia, queda de galhos e alagamentos em áreas vulneráveis, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada por parte da população.
Segundo o gerente de Prevenção, Mitigação e Desastres da Defesa Civil de Palmas, Arthur Mendonça Simões, os cuidados preventivos são fundamentais. “A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximo às árvores. No trânsito, durante a chuva, mantenha distância segura do veículo à sua frente para o caso de frenagem brusca. Faça revisão nos telhados das casas antes das chuvas e procure um abrigo seguro durante tempestades fortes”, disse.
Alertas por SMS e WhatsApp
A Defesa Civil de Palmas também reforça a importância do cadastro no sistema gratuito de alertas por SMS e WhatsApp, que notifica a população sempre que houver previsão de tempestades, vendavais, alagamentos ou outros riscos ambientais.
O cadastro é simples e gratuito. Para se inscrever, o morador deve enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Após o envio, o sistema confirma automaticamente o cadastro e o usuário passa a receber os alertas sempre que houver previsão de risco para a região informada, possibilitando antecipação e maior segurança diante de eventos climáticos adversos.
Comentários (0)