Aluno da rede estadual é aprovado em 1º lugar em curso de engenharia da UFT

Tácio Araújo Sales, 18 anos, é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Tácio Araújo Sales, 18 anos.
Descrição: Tácio Araújo Sales, 18 anos. Crédito: Elias Oliveira

O estudante Tácio Araújo Sales, 18 anos, medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), aluno do Colégio Estadual Meira Matos, localizado em Aparecida do Rio Negro, conquistou o 1º lugar na ampla concorrência para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Para obter a conquista, Tácio elaborou uma agenda de estudos desde a 1ª série do ensino médio.

 

O estudante conta como elaborou a agenda de estudos. “Adotamos uma rotina em casa e na escola, com o objetivo de me aperfeiçoar a cada dia. A finalidade era ter um estudo produtivo, que atendesse às competências exigidas nos vestibulares. Então, sempre busquei conhecer mais as provas para otimizar o meu desempenho e buscar a melhor eficiência na aplicação dos conteúdos que estudava diariamente”, frisou.

 

A aprovação foi por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2020.2, da UFT, que levou em consideração exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2018 ou 2019.

 

Tácio fala de suas expectativas na vida acadêmica. “Passar numa universidade federal é gratificante, ainda mais nessa posição, porque coroa um trabalho que vem sendo realizado há três anos com muita dedicação e muita garra. Porque para passar num vestibular a gente tem que se doar muito e sabemos que isso é só o começo. Vamos continuar tendo um desempenho eficiente nos estudos para conseguir ter uma excelente graduação e ser um profissional de qualidade no futuro”, comentou.

 

“Este é um momento de muita alegria e gratidão”, destacou Rozilene, mãe de Tácio e tia do estudante Luís Felipe Oliveira Cunha, 17 anos, aprovado em Filosofia na UFT.

 

Aprovados no curso de Filosofia

 

Quem também está comemorando a aprovação na Universidade Federal do Tocantins são os estudantes Luís Felipe e Keyllane Pereira da Silva, 17 anos. Ambos conseguiram uma vaga no curso de Filosofia pelo mesmo processo seletivo. “Eu nem imaginava que ia ser aprovada, fiquei surpresa”, contou Keyllane, que já se prepara para essa nova fase da vida.

 

“Para mim é uma grande chance para começar a fase de vida adulta. Com essa conquista creio que posso conseguir muito mais”, afirmou Luís Felipe.

Comentários (0)