A Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza nesta quarta-feira, 10, e quinta, 11, a segunda edição das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional (Saep). A primeira aplicação das provas e divulgação dos resultados da avaliação diagnóstica aconteceu em março deste ano.
O objetivo é obter informações consistentes do nível de aprendizagem da Educação Básica – Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) do sistema educacional da rede, capazes de orientar no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.
A segunda avaliação trabalhará os conteúdos do primeiro bimestre e versará sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participarão desta avaliação alunos do 5º e 9º anos de todas as unidades educacionais do município, sendo 145 turmas e cerca de 5 mil alunos a serem avaliados.
Investimentos
Em março deste ano, foi realizada a primeira edição das avaliações externas da Rede Municipal de Ensino, sendo esta uma avaliação diagnóstica. Os serviram de base para o planejamento de novas ações pedagógicas, buscando sempre a melhoria da qualidade da educação.
Ainda este mês, também serão entregues apostilas do Saep e um banco de questões nos moldes da Prova Brasil/Saeb para suporte às unidades educacionais da rede municipal visando, sobretudo, fortalecer o processo ensino-aprendizagem para que se alcance a excelência na educação e na qualidade do ensino.
Segundo a secretária municipal da Educação, Berenice Barbosa, as avaliações externas são um importante instrumento que possibilitam a implementação de novas políticas públicas de melhoria do ensino por parte da gestão municipal e também a intervenção direta das próprias unidades educacionais nas áreas de maior dificuldade apresentada.
A diretora de Avaliação e Estatística, Marta Pacheco Ramos, avalia como um ganho significativo para a rede de ensino, o trabalho de suporte às escolas oferecido pela Semed, através da Diretoria de Avaliação e Estatística, que elabora, aplica, corrige e tabula os dados das avaliações.
Comentários (0)