Alunos de Monte do Carmo protestam contra mudança de gestor em Escola Agrícola

Estudantes da Escola Agrícola de Monte do Carmo não aceitam a mudança de diretor imposta pela Seduc e prometem deflagrar greve caso novo gestor seja nomeado no DOE.

Alunos de Monte do Carmo reivindicam em Palmas
Descrição: Alunos de Monte do Carmo reivindicam em Palmas Crédito: Colaborador T1

Após afastamento da diretora da Escola Estadual Agrícola Brigada Che Guevara, em Monte do Carmo, sem justificativa por parte da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), na última semana de agosto, representantes dos alunos estiveram em Palmas para apresentar à pasta uma petição contra a nomeação do professor Odilon Ribeiro Costa, prevista para ser publicada do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 10.

 

De acordo com os representantes do Grêmio Estudantil da Escola, a saída da diretora Elizabeth de Oliveira Santos, que estava a frente da gestão da Escola Agrícola há cinco anos, trouxe impacto negativo aos alunos, que buscam uma justificativa para essa medida. “Não sabemos porque ela saiu, mas já tivemos experiências com esse outro diretor e não gostamos do método grosseiro que ele trata os alunos”, disse Paulo Roberto Silva, vice-presidente do Grêmio.

 

A presidente do Grêmio Estudantil, Simone Bispo, explicou que os alunos se mobilizaram em prol da permanência da diretora Elizabeth por já conhecer e aprovar seu método de gestão. “Fizemos um abaixo-assinado e apresentamos à Seduc, mas eles não nos deram uma resposta positiva. Mesmo sabendo nosso posicionamento afirmaram que a nomeação do Odilon sairá no Diário Oficial desta quarta”, comentou.

 

Simone Bispo disse ainda que, caso a Seduc não ouça as reivindicações, todos os alunos vão se mobilizar e fazer uma paralisação geral. “Todos podem até pensar que estamos fazendo algo errado, mas somos nós que estudamos na escola e sabemos o que melhor para o desenvolvimento do nosso aprendizado”.

 

Seduc defende nomeação

Confira abaixo a íntegra da nota encaminhada pela Seduc:

 

Conforme solicitação deste veículo de comunicação, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) informa que mudanças na direção das escolas da rede estadual são feitas com de acordo com a necessidade da pasta e não impedem a sequência dos projetos desenvolvidos nas unidades escolares, assim como não acarretam prejuízos aos estudantes e corpo docente.

 

Sobre o servidor citado pelo veículo, a Seduc esclarece que ele é professor concursado da educação básica e já atua na escola como coordenador pedagógico. Desta forma, tem amplo conhecimento a respeito da unidade escolar em questão.

 

Comentários (0)