Os alunos do curso técnico de enfermagem do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), de Tocantínia, deram início ao estágio na Unidade Básica de Saúde Dr. Quincas, no último dia 27.
Os 10 alunos, todos da etnia xerente, terão uma carga horária de 200 horas no Posto de Saúde e depois de 400 horas no Hospital Regional de Miracema, chegando a um total de 600 horas de estágio.
“É a primeira turma do curso de enfermagem. O Cemix conta com outro curso técnico, o de informática, que já teve uma primeira turma formada, mas tanto em um quanto em outro trabalhamos sempre com alunos prioritariamente da etnia xerente”, afirma Concita Vieira da Costa, supervisora do Cemix.
Durante o estágio no Posto de Saúde os alunos realizam procedimentos em vários setores, como a triagem, onde se procede à aferição de pressão arterial, temperatura, teste de glicemia, medidas antropométricas (em que se acompanham as medidas da criança, como as do crânio, peito, abdômen, peso), trabalham na sala de vacinas, realizam curativos e retirada de pontos, preparam e administram medicamentos prescritos, fazem visitas domiciliares a pacientes com dificuldade de acesso à Unidade Básica de Saúde, além de outras atividades inerentes à rotina do Posto de Saúde.
(Da assessoria de imprensa da Seduc)
Comentários (0)