Amastha anuncia construção de 7 novos Cmeis e retomada de obra da ETI 1306 Sul

Os novos Cmeis serão construídos nas quadras 305 Sul, 1.006 Sul, 1.104 Sul, 1.406 Sul, Aureny I, Setor Bertaville e Setor Santo Amaro

Prefeito anuncia obras para a Educação de Palmas
Descrição: Prefeito anuncia obras para a Educação de Palmas Crédito: Foto: Secom/Palmas

A construção de sete novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e a retomada da obra da Escola de Tempo Integral (ETI) da 1.306 Sul foram anunciadas pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 9. Conforme o gestor, a licitação dos novos Cmeis está em andamento e a construção das unidades será iniciada no próximo mês.

 

Conforme informações da prefeitura de Palmas, as obras dos Cmeis serão executadas por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Os recursos federais para a construção destas sete novas unidades perfazem o total de R$ 9.984.767,84.

 

Ainda segundo o Município, as localidades de construção das obras foram definidas estrategicamente para atender todas as regiões da Capital. Os novos Cmeis serão construídos nas quadras 305 Sul, 1.006 Sul, 1.104 Sul, 1.406 Sul, Aureny I, Setor Bertaville e Setor Santo Amaro. Com essas obras inauguradas, Palmas contará com 36 CMEIs, atendendo aproximadamente 12 mil crianças.

 

ETI 

Já a primeira etapa da ETI, que corresponde à conclusão de 25 salas de aulas, área administrativa, laboratório e refeitório, será finalizada em agosto e logo passará a atender 702 alunos em tempo integral. Após a conclusão da obra, a unidade terá capacidade de atendimento de 1.200 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Ao todo serão 9.772,50 metros quadrados de área construída. O recurso investido nessa primeira etapa é no valor de R$ 2,4 milhões provenientes do Tesouro Municipal.

 

A secretária interina da Educação, Kelma Tavares, explicou que com o início das atividades da nova ETI, a Escola Francisca Brandão Ramalho (1204 Sul) passará a atender crianças e alunos de 3 a 5 anos. “Estamos cumprindo a meta de ampliar ainda mais o atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Com essa alternativa vamos zerar toda demanda do Sistema Online de Cadastro na Educação Infantil (SOCEI) da região central de Palmas”, disse. Com capacidade para atender cerca de 350 alunos, a unidade educacional contará com uma infraestrutura completa e será a primeira unidade de educação infantil com piscina, entre outros espaços interativos.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)