Amastha diz que centro de especialidades deve desafogar unidades do Estado

Inaugurado na tarde desta quarta, ambulatório oferece 31 especialidades. Secretário de Saúde disse que lugar tem capacidade para atender 5 mil pessoas por semana; Amastha garantiu serviço de qualidade

Amastha inaugura ambulatório em Palmas
Descrição: Amastha inaugura ambulatório em Palmas Crédito: T1 Notícias

“Estamos assumindo uma responsabilidade, ultrapassando o limite de nossa responsabilidade, mas para o cidadão palmense não interessa saber se é responsabilidade do Estado ou do município. Ele quer um serviço de qualidade” enfatizou o prefeito de Carlos Amastha na inauguração do Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde (AMAS), na tarde desta quarta-feira, 7.

 

O local, que contará com 31 especialidades, está amplamente equipado para atender pacientes das Unidades Básicas de Saúde que precisam de profissionais especializados, além de pequenas cirurgias e de medicina preventiva, como explicou o prefeito na ocasião.

 

Amastha também garantiu que o lugar tem capacidade para atender uma população que vive em um raio de 800 quilômetros de Palmas desafogando os atendimentos do estado e de outras localidades. “Interior do estado, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, podem ser atendidos aqui”.

 

Capacidade e Especialidades inéditas

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que o AMAS possuiu 17 consultórios funcionando por turno, com 12 horas de atendimento por dia.  “Temos espaço para atender até cinco mil pessoas por semana. Por enquanto, iniciaremos com mil atendimentos semana”.

 

Além de especialidades como ortopedia, ginecologia e cardiologia, o secretário evidenciou que o AMAS vai possuir psiquiatria infantil e ambulatório especial para atender transexuais. “Quem necessita realizar mudança de sexo será atendido aqui também”, garantiu.

 

Entre outras especialidades inéditas no atendimento do SUS, o ambulatório oferecer acesso à homeopatia e acupuntura. O Amas terá as seguintes especialidades: Endocrinologia (adulto e infantil), Ortopedia, Ginecologia, Pediatria, Angiologia, Neurologia (adulto e infantil), Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico, Pequena cirurgia, Pneumologia, Urologia, Cardiologia, Mastologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Colposcopia, Oftalmologia, Alergista, Reumatologia, Nutrologia, Nefropediatria, Pneumopediatria, Gastropediatria, Patologia e Hematologia.

 

A obra ocupa uma área de 1.055,48 metros quadrados de construção, divididos em 17 consultórios médicos, um centro cirúrgico ambulatorial, uma sala de exames, dois consultórios de acolhimento de enfermagem, dentre outros. Foram investidos R$ 1.352.011,84 para a construção e aquisição dos equipamentos para as instalações do espaço de saúde, como mobiliário novo, material de segurança, sinalização, instrumentais cirúrgicos.

 

Novos profissionais

O secretário assegurou que até final de junho sai edital para contratar profissionais de especialistas de fora e, também, estará aberto para residência de alunos de medicina da região.

 

Primeiro Atendimento

O primeiro atendimento foi realizado ainda nesta tarde. Um jovem de 28 anos, pai de quatro filhos, realizou a cirurgia de vasectomia.

 

Nota quente e Shopping a Céu Aberto

Acompanhado de outros secretários e da vice-prefeira Cinthia Ribeiro, o prefeito Amastha também destacou a importância do cidadão pedir a nota fiscal na compra e na prestação de serviços. “Cada centavo de nota será investido em lugares como este” enfatizou.

 

Amastha ainda comentou sobre o Shopping Céu Aberto, localizado na Avenida Tocantins, em Taquaralto. Disse, também, que a primeira etapa será entregue em 90 dias e a obra custará aos cofres de Palmas 21 milhões. 

Comentários (0)