Amastha diz que transporte metropolitano de Barcelona é inspiração para Palmas

Participando de congresso em Barcelona, Amastha faz visitas técnicas e discute mobilidade urbana

Congresso na Espanha segue até dia 17
Descrição: Congresso na Espanha segue até dia 17 Crédito: Secom Palmas

Visitas técnicas e a apresentação do sistema de mobilidade urbana foram as primeiras ações desta segunda-feira, 14, do Smart City Expo & World Congress, evento internacional, em Barcelona (Espanha), onde participa o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e mais seis prefeitos brasileiros ligados à Federação Nacional de Prefeitos (FNP). O evento segue até a próxima quinta-feira, 17, com discussões sobre cidades inteligentes, sustentabilidade e tecnologia.

 

Para o prefeito Amastha, as visitas técnicas ao 22º Distrito Comercial, Ecoparc (tratamento de resíduos sólidos) e Barcelona Activa (projeto de fomento e apoio a micro e pequenas empresas) são grandes oportunidades para conhecer boas experiências voltadas para o desenvolvimento sustentável. Neste primeiro dia de evento, Amastha destacou que o transporte metropolitano de Barcelona, que é referência para os municípios brasileiros, está sendo uma inspiração de novos projetos para Palmas. 

 

“São muito importantes essas visitas. Tem muitas coisas que são referências aqui, mesmo vivendo em situações completamente diferentes. Por outro lado, nem tudo que fazemos no Brasil está errado, percebo que muitas coisas a gente faz melhor, obviamente o investimento é muito mais forte aqui em Barcelona”, destacou Amastha.

 

Além do prefeito Amastha, compõem a comitiva os prefeitos de Aparecida de Goiânia (GO), Maguito Vilela, vice-presidente da FNP; de Porto Alegre (RS), José Fortunati, vice-presidente de Relações Institucionais; do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes, vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional; de Divinópolis (MG), Vladimir Azevedo, vice-presidente de Gestão Pública; de Três Rios (RJ), Vinicius Farah, vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local; e de Manaus (AM), Arthur Virgílio. 

 

O Smart City segue nos próximos três dias com apresentações de quatro keynotes (palestrantes principais), sete sessões plenárias e sessões paralelas, dividas em oito eixos temáticos: Governança, Mobilidade, Economia, Sociedade, Sustentabilidade, Segurança, Dados e Tecnologia e economia circular.

 

Smart City

Com a primeira edição realizada em 2011, o congresso internacional já se tornou um evento global de referência, que apoia o desenvolvimento das cidades e discute principalmente sobre cidades e cidadãos inteligentes, associados com outras temáticas como: governança, economia, mobilidade, sociedade, sustentabilidade e tecnologia.

 

No evento, especialistas e líderes, incluindo representantes de cidades de todo o mundo, empreendedores sociais, startups, centros de pesquisa e iniciativas de cidadãos apresentam suas estratégias para um mundo urbano mais inteligente e sustentável.

 

Comentários (0)