O prefeito de Palmas, Carlos Amastha reagiu às críticas do deputado federal Carlos Gaguim, feitas ao Portal T1 Notícias, na tarde da última sexta-feira, 4, sobre a agenda de trabalho cumprida pelo gestor da Capital na Conferência do Clima das Nações Unidas (Cop 21), em Paris. Gaguim criticou Marcelo Miranda, Claudia Lelis e Amastha, cuja presença na Cop 21, para ele, “não tem utilidade para o povo da Capital”.
“Estou na França apresentando nosso projeto Palmas Solar e buscando parcerias para desenvolver o projeto, neste final de semana eu estive reunido com o homem mais rico da China, um dos mais ricos do mundo”, explicou Amastha.
O prefeito se referiu à reunião ocorrida no último sábado, 5, com o empresário Wang Chuan-fu, fundador e presidente da BYD Company, destaque na área de energia limpa. Na pauta da reunião, investimentos para a Capital com foco no projeto Palmas Solar. "Vim atrás dele e consegui agenda. Antes de me receber estava com o presidente da França e depois tinha reunião com o governador da Califórnia", disse.
“A BYD possui a tecnologia e know how na área de energia limpa e renovável, por isso, várias são as possibilidades de investimentos em Palmas. Ele demonstrou interesse em muito em breve ir a Palmas e tenho certeza que quando for, constatará o potencial dessa cidade quando o assunto é energia solar”, comentou Amastha, complementando que os investimentos podem ser estruturantes voltados para a produção de energia solar, como fábrica de painéis.
BYD em Palmas
Amastha destacou ainda que por duas vezes, a BYD já trouxe para Palmas, sem custos para a Prefeitura, um ônibus elétrico para rodar pela cidade. “Foi uma forma de demonstrar a capacidade do veículo que apresenta uma autonomia de 300 quilômetros por abastecimento, 95% menos ruído, além de ser climatizado. O ônibus não possui câmbio e, por não emitir gases, é considerado sustentável, os custos de manutenção também são mais baratos por não usar diesel”.
A primeira vez que o veículo foi trazido à Capital foi em fevereiro de 2014 quando vários passeios demonstrativos foram realizados. Já a segunda, durante a realização dos I Jogos Mundiais Povos Indígenas, transportando as delegações brasileiras da Vila dos Jogos até a Ocara e vice-versa.
Comentários (0)