O ambulatório pediátrico do Hospital Geral de Palmas (HGP) receberá no próximo domingo, 23, às 9h, uma intervenção artística. A ação é uma realização do artista visual Adriano Alves, que utilizará a arte urbana do graffiti para dar novas cores ao local, com a ajuda de estudantes e artistas tocantinenses. O objetivo é humanizar o ambiente hospitalar, trazendo mais acolhimento e alegria para as crianças. O projeto recebeu o valor de R$30.000,00, após ser contemplado no edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo.
A área escolhida para a revitalização é o espaço onde os pacientes infantis aguardam as consultas e retornos médicos. A aposta do proponente é de que as cores possam trazer alegria e ludicidade nessas situações de estresse. O nome do projeto combina as palavras “cuidado” e “arte”, e a missão do artista é transformar a frieza típica dos hospitais em espaços repletos de vida. "O projeto Cuidarte vai além de embelezar o ambiente; ele traz uma nova perspectiva de cuidado e atenção às crianças e suas famílias. A arte tem o poder de transformar e humanizar e é isso que queremos proporcionar no HGP," afirma Adriano.
A ação será realizada com a participação de alunos das principais instituições de ensino médio e superior de Palmas, que passaram por oficinas de arte urbana, realizadas pelo proponente no mês de maio. As oficinas capacitaram os estudantes na parte teórica e prática, desde como utilizar o spray até sobre o funcionamento da economia criativa do graffiti. Além disso, o Cuidarte prevê a doação de 5 mil cópias de desenhos em preto e branco para as crianças colorirem durante atividades lúdicas. As imagens serão utilizadas pela equipe multidisciplinar do hospital para fomentar a criatividade em momentos de entretenimento aos pacientes infantis.
Conheça o proponente:
Também conhecido como Adrians, o artista visual Adriano Alves da Silva é professor com uma ampla trajetória acadêmica e profissional. Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda (CEULP/Ulbra) e licenciado em Artes Visuais, atualmente cursa Psicologia (CEULP/Ulbra) e é doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), certificado em Harvard (Leaders of Learning), com MBA em Comunicação Empresarial e Marketing (ITOP), além de ser pós-graduado em Tecnologias Educacionais Inovadoras (UniCatólica) e Arteterapia (Grupo Prominas/Faculdade Conexão).
Ficha Técnica:
Proponente e realizador:
Adriano Alves
Assessoria de Comunicação e fotógrafa:
Angel Lima
Comentários (0)