Porto Nacional, como Cidade Anfitriã da 27ª edição do Rally do Sertões 2019 no Tocantins, terá a Vila Sertões. O espaço, que será gratuito, contemplará a área de box para as equipes, carretas da organização do evento (secretaria de prova, cronometragem, mídia e equipe médica), sala de imprensa, briefing dos pilotos, praça de alimentação, ações de patrocinadores do evento, tendas culturais e turísticas da cidade.
A estrutura será montada no Espaço Cultural Beira Rio, na orla de Porto Nacional, que tem cerca de 20 mil m² de área. Ambulância UTI de plantão, chuveiros, pontos de água, policiamento, sinalização, agentes de trânsito, som, iluminação arrojada e muito mais, vão compor a Vila.
O ambiente Sertões também terá o clima aconchegante da cultura e do turismo de Porto Nacional. Na Prainha da Tia Júlia será montada a estrutura gastronômica do evento, valorizando as comidas típicas, as iguarias portuenses e quem as faz.
Na Vila, os visitantes e amantes de esportes radicais poderão acompanhar, ainda, a premiação dos Concursos Sertões de Artes (Redação e Desenho) e de Prato Típico da Cidade Anfitriã; usufruir do S.A.S. – Saúde e Alegria no Sertões. Tudo isso deixará um legado social no Município.
Recepção da Comitiva Sertões
A cidade está sendo preparada para recepcionar os Sertõezeiros, de forma inédita. A composição visual do lugar, marcará a história do Município e do Sertões para sempre. A ambientação será agradável, para que os participantes do evento se sintam em casa.
No roteiro de chegada a Porto Nacional, equipe técnica e pilotos serão recebidos por duas entradas da cidade - Rodovia Governador Henrique Santillo/TO-050 (Palmas/Porto Nacional) e pela TO-255 (Fátima/Porto Nacional), respectivamente. Faixas e gualhardetes indicarão o caminho para a Vila Sertões.
Novidade: Expedições Sertões agora é uma opção de viagens durante todo o ano
Esta edição do Sertões chega com muitas novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A dimensão turística, uma das vertentes da maior competição da América Latina, mostra lugares que pouca gente conhece e que hoje conta com uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “Expedições Sertões” são uma nova opção de viagens, abertas o ano inteiro.
“De Porto Nacional ao Jalapão, do Cantão à Natividade. Tocantins, o mais novo Estado do Brasil, dono de um povo acolhedor, sendo presenteado com uma das rotas do Sertões. Nós vamos fazer parte do roteiro turístico brasileiro e mundial”, disse o prefeito Joaquim Maia.
O objetivo da Expedição é o turismo no Brasil, o contato com a comunidade local, a cultura, os costumes, a culinária regional, o artesanato e todo o envolvimento com esses aspectos. Além disso, durante a prova os participantes da Expedição Sertões conhecerão ações sociais que o Rally proporciona em comunidades carentes, fazendo parte de algumas ações.
Competição Social
O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria no Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Moradores de cidades remotas poderão apreciar de pertinho as máquinas possantes passando em alta velocidade.
Imprensa
Profissionais da imprensa do Brasil inteiro (TVs, jornais, revistas, sites e rádios) farão a cobertura jornalística do evento, durante todo o percurso, inclusive em Porto Nacional. Uma Sala de Imprensa está sendo preparada para receber os profissionais, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, na orla da cidade.
Só poderá ter acesso aos boxes, acompanhar as revisões dos veículos, carreta médica e toda a parte técnica da competição, os profissionais que estiverem credenciados. O credenciamento encerra-se nesta quinta-feira, 8, pelo e-mail portonacionalsecom@gmail.com.
Comentários (0)