Aniversário de Palmas será comemorado com corte de bolo, desfile e volta ciclística

Corte de bolo será realizado em piquenique neste domingo
Descrição: Corte de bolo será realizado em piquenique neste domingo Crédito: Aline Batista

Neste domingo, 20, a capital do Tocantins comemora 29 anos e a data será celebrada com vários eventos especiais. Haverá corte de bolo, desfile cívico, volta ciclística e mais.

 

O tradicional corte do bolo de 29 e Palmas será realizado neste domingo, em um piquenique no Parque dos Povos Indígenas, às 8 horas, com a realização de culto ecumênico e apresentação da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas e da Banda da Presidência da República.

 

De acordo com a prefeitura de Palmas, este ano a proposta é que o corte de bolo se estenda em uma confraternização com as famílias, que podem aproveitar para levar seu café da manhã para um piquenique. O corte do tradicional bolo de aniversário, que é um presente anual do Quartetto Supermercados, e a distribuição para a população, ocorrerão após a cerimônia e apresentações musicais. O evento contará ainda com a venda de alimentos na Feira das Cores, e com a Barraca da Sustentabilidade da Fundação de Meio Ambiente. A população será recebida ao som de saxofone da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana da Palmas.

 

A orquestra Jovem da GMP é formada por 115 alunos da escola de música da GMP e levará um repertório eclético com seleção musical que inclui músicas como o bêbado e o equilibrista e canção de Amor a Palmas e, como não poderia faltar, os parabéns para a Capital. A Banda da Presidência da República estará em Palmas para o Encontro de Bandas, que acontece no sábado, no Parque Cesamar, e foi convidada para levar mais brilho e alegria ao evento.

 

A Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial virá a Palmas para participar do Desfile Cívico Militar em comemoração ao Aniversário de Palmas e foi convidada para participar da Cerimônia do Corte de Bolo de Aniversário. A Banda tem hoje um efetivo previsto de 93 militares músicos, entre oficiais, subtenentes, sargentos e cabos.

 

Desfile Cívico

 

Este ano o local escolhido pela Prefeitura para realizar o desfile cívico foi a Avenida I do Aureny III (próximo à Escola Estevão de Castro), na região Sul da Capital. O ato cívico começa às 17h45 com a revista às tropas pela prefeita Cinthia Ribeiro. O ato cívico reunirá cerca de 3.800 integrantes entre alunos das redes municipal e estadual, instituições militares, ATTM, Guarda Metropolitana de Palmas, Corpo de Bombeiros, Ordem Demoley, Universidade da Maturidade (UMA), Desbravadores e Associação Paramaçônica Juvenil - Núcleo Alfa Cavaleiros do Sol.

 

A rede municipal será representada por 1860 alunos de sete unidades escolares entre elas, as ETIs Almirante Tamandaré, Anísio Teixeira, Caroline Campelo e Eurídice de Mello, Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos, Escola Municipal Estevão de Castro e Escola Municipal Beatriz Rodrigues.

 

O evento contará, ainda, com uma apresentação especial da Guarda Presidencial e o desfile motorizado das corporações do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ATTM e Guarda Metropolitana.

 

Interdição de avenidas e mudanças no transporte coletivo

 

Para garantir a segurança das pessoas que irão participar do desfile, trechos das Avenidas D, I e Rua 30 do Aureny III estarão interditados a partir das 14 horas deste domingo. As linhas de ônibus que fazem rota pela Avenida I também sofrerão alterações.

 

Na Avenida I, local do desfile, o trecho que ficará interditado compreende da rotatória do posto de gasolina até a Estação Xerente. Já Avenida D ficará interditada da rotatória com a Avenida I até a rotatória com a Rua 29, e parte da Rua 30 também será fechada para passagem de carros, desde a Avenida I até a Rua 29. As avenidas serão abertas e as linhas voltam a operar normalmente após o desfile cívico-militar que tem previsão de início às 18 horas. Os agentes de trânsito farão a interdição e o controle de trânsito e a segurança do local ficará a cargo da Guarda Metropolitana.

 

A diretora de Fiscalização e Transporte, Carolina Santos, explica que foi preciso fazer a alteração dos itinerários para garantir a segurança dos palmenses que vão prestigiar o evento. “As mudanças de rotas serão nas linhas 430, 420, 470, 471 e na Linha 010 - Eixão.” As linhas terão seus percursos modificados a partir das 14 horas, e a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana pede a população para que fique atenta.

 

5ª Volta Ciclística de Palmas

 

Neste sábado, 19, e domingo, trecho da Avenida Theotônio Segurado no sentido Norte-Sul, que vai da altura da LO-14 até a LO-04, ficará parcialmente interditado em uma pista. A interdição será no horário das 14 às 18 horas e visa garantir a segurança dos atletas que participam da 5ª Volta Ciclística de Palmas. Essa é a principal competição de estrada do Tocantins e pela primeira vez vai ser válida para o ranking nacional de ciclismo.

Comentários (0)