Ao entregar 30 novos ônibus locados para reforçar a frota da Agência de Transporte Coletivos de Palmas (ATCP), a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou nesta sexta-feira, 8, algumas importantes novidades, entre elas a garantia do não aumento tarifário na passagem de ônibus da Capital pelos próximos cinco anos e, a expectativa de que até o fim do ano, a frota possa contar com 70 novos ônibus disponíveis para atender à população palmense, num total de 100 novos veículos. A entrega dos novos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo da Capital ocorreu, de forma simbólica, no estacionamento da Avenida Teotônio Segurado, próximo ao Fórum de Justiça de Palmas.
“Me sinto mais forte e mais corajosa para fazer muito mais por Palmas. E as mudanças não acontecem do dia para a noite. Quebramos um monopólio de 30 anos e reconstruir tudo isso, não é nada fácil. Estamos gerando uma economia para os cofres do município de cerca de R$ 25 milhões, só neste ano de 2023, com a ATCP conduzindo o sistema de transporte coletivo“, destacou a prefeita, reforçando ainda que a entrega dos 30 novos veículos é apenas o início, e que segue em aberto o processo de licitação para aquisição de novos ônibus.
Os veículos, que já estão aptos para operar nos itinerários do sistema de transporte público, contam com ar-condicionado, suspensão pneumáticas, sistema de monitoramento em tempo real, inclusive de velocidade, com equipamentos e acessórios de segurança exigidos pelos órgãos de regulação. Além dos requisitos legais de acessibilidade e mobilidade, os veículos têm capacidade regular para atender 44 passageiros sentados e outros 30 em pé.
A locação desses 30 ônibus é parte do credenciamento aberto pela ATCP - processo 2023057877 -, através do contrato firmado com a empresa Atlântico Transportes Ltda. A outra empresa credenciada é a Sightseeing Rio Transporte de Passageiros, que manifestou interesse em locar 70 veículos a Prefeitura de Palmas. A locação dos 100 veículos, com previsão de 12 meses, tem custo estimado de R$ 57,8 milhões. A ATCP informou que 50% dos veículos credenciados no processo de locação têm menos de um ano de uso.
Comentários (0)