Aos 63 anos, triatleta de Palmas coleciona prêmios e promete ser destaque no Ironman

O triatleta sexagenário quer ser um exemplo para a família, amigos e todos que precisam de um incentivo para sair do sedentarismo

Médico treina duas horas todos os dias
Descrição: Médico treina duas horas todos os dias Crédito: Foto: Divulgação

O oftalmologista e triatleta de Palmas, Túlio César, treina duas horas todos os dias, intercalando a atividade física entre nadar, correr e pedalar. Aos 63 anos de idade, Tulin, como é mais conhecido, se prepara para um novo desafio: o Ironman 70.3 Palmas, que acontece neste domingo, 23, abrindo a temporada 2017 da competição mundial.

 

Túlio é um pioneiro nesse tipo de competição no país. “Iniciei no esporte em 1974 por incentivo da minha avó. Participei da primeira prova de triathlon realizada no Brasil e pude fazer várias maratonas”, revela. Por motivos profissionais, Túlio foi forçado a ficar um bom tempo afastado do esporte. “Tive o prazer de voltar ao completar 60 anos, quando participei da prova de triathlon do Circuito Nacional do Sesc Triathlon em Palmas, em 2014, tendo concluído na modalidade olímpica”, disse, realizado.

 

As conquistas do médico não param por aí. Em 2015 ele completou a prova da “Volta ao Lago” de mountain bike, pedalando mais de 380 quilômetros em apenas 3 dias. “Desde então, intensifiquei as minhas participações em provas esportivas, tendo concluído a prova de natação, Desafio 8k de 2016, cruzando a linha de chegada, após nadar os oito quilômetros em 4h33min”. Essa conquista rendeu a ele um troféu de honra ao mérito, por ter sido o primeiro atleta a completar a prova após os 60 anos de idade.

 

Em 2016, Tulin participou do 1º Ironman 70.3 Palmas; do 2º Sesc Triathlon de Palmas, alcançando o 3º Lugar na categoria 60-64; do Challenge Maceió, conquistando o 1º Lugar na categoria 60-64; do Sesc Triathlon de Fortaleza, levando o 3º Lugar na categoria 60 – 64 e recebeu o título de primeiro lugar do ranking da Federação Tocantinense de Triathlon, na categoria 60-64.

 

O triatleta sexagenário quer ser um exemplo para a família, amigos e todos que precisam de um incentivo para sair do sedentarismo. “Estou super ansioso para participar novamente do Ironman 70.3 – Palmas com uma expectativa muito positiva, devido ao meu bom ano de treino e experiência com outras provas”, revela. “Vamos nos mexer moçada! Esporte é vida. É saúde!”, conclui.

 

(Com informações da Aldeia Comunicação)

Comentários (0)