Após as celebrações da Paixão de Cristo, os católicos participam neste sábado, 19, da Celebração da Vigília Pascal. Na Capital, o evento, que é considerado a “Mãe de todas as Vigílias” acontece em todas as paróquias da Arquidiocese de Palmas. O arcebispo dom Pedro Brito Guimarães preside a celebração na Catedral Metropolitana de Palmas a partir das 18h30.
A Vigília Pascal fecha o Tríduo Pascal e se caracteriza pelo momento em que a comunidade se prepara para proclamar a ressurreição de Cristo. A bênção do fogo, o acendimento do Círio Pascal e a renovação das promessas batismais são acontecimentos dessa solenidade.
Conforme a Igreja Católica, a Vigília Pascal é a celebração mais importante do ano litúrgico. Ela se divide quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Durante a celebração, o anúncio da Páscoa é feito com alegria e as hóstias consagradas são novamente colocadas nos sacrários das igrejas, simbolizando a presença viva e gloriosa de Cristo ressuscitado. A celebração pode ter duração de aproximadamente quatro horas.
A programação da Semana Santa termina no Domingo de Páscoa, 20 de abril. A celebração é considerada a grande festa da ressurreição de Jesus Cristo. Conforme a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Palmas, as celebrações da Santa Missa ocorrem em todas as paróquias.
Na Paróquia São José, a Santa Missa será celebrada às 7h30, pelo arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães. Antes, às 6h30, ocorre a Procissão da Ressurreição. No Santuário Mãe Rainha a programação começa às 17 horas com Procissão da Ressurreição na quadra ao redor do Santuário, anunciando a vitória de Cristo sobre a morte.
Na Catedral Metropolitana de Palmas, haverá celebrações às 8 horas, às 10 horas (Missa com as crianças), às 11h30; às 17 horas e às 18h30.
Comentários (0)