Após denúncias de violência, UFT acolhe vítimas e afasta supostos agressores

Providências da direção do Câmpus da Universidade Federal em Porto Nacional foi publicada em nota; instituição assegurou que medidas administrativas e normativas cabíveis estão sendo tomadas

Agressão teria ocorrido no Câmpus da UFT em Porto Nacional
Descrição: Agressão teria ocorrido no Câmpus da UFT em Porto Nacional Crédito: Thiago Bastos

A direção do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) emitiu uma Nota Pública em resposta ao caso de estupro coletivo de uma estudante por três outros universitários, que teria ocorrido no âmbito da comunidade acadêmica local. A Polícia Civil investiga o caso e informou que o crime ocorreu no dia 25 de outubro de 2025, mas que a vítima procurou a delegacia cinco dias depois da agressão. Um inquérito foi instaurado pela 8ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Porto Nacional e corre em sigilo. 

 

 

Na nota, a direção do Câmpus de Porto confirma que medidas administrativas e normativas cabíveis estão sendo tomadas, entre elas o acolhimento da vítima e o afastamento imediato dos estudantes apontadas como agressores da convivência universitária e que, conforme preconiza os procedimentos institucionais, foi assegurado a eles o direito de defesa e sigilo.

.

 

A direção do Câmpus manifestou solidariedade à comunidade acadêmica, especialmente às vítimas e a todas as mulheres, reconhecendo sentimentos de "indignação, medo e revolta" que permeiam o ambiente universitário e reafirmou o comprometimento da instituição no enfrentamento de todas as formas de violência, assegurando que todo o aparato institucional será utilizado para garantir um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor.

 

 

Na nota, a direção do Câmpus coloca-se à disposição para o diálogo com as entidades estudantis e a comunidade e reforça a necessidade de preservar a integridade das vítimas e o bom andamento das investigações em curso.

 

 

Confira a nota na íntegra

Nota Pública à Comunidade Acadêmica do Câmpus de Porto Nacional – UFT

A Direção do Câmpus de Porto Nacional está ciente das legítimas manifestações promovidas pelas entidades estudantis, que reivindicam celeridade e informações acerca dos casos de violência contra mulheres envolvendo membros de nossa comunidade acadêmica.

Reiteramos que todas as medidas administrativas e normativas cabíveis estão sendo adotadas, com prioridade absoluta à segurança e ao acolhimento das vítimas, bem como ao afastamento dos agressores da convivência universitária e ao mesmo tempo garantindo o amplo direito de defesa e sigilo preconizados no procedimentos administrativos da instituição.

Manifestamos nossa solidariedade à comunidade acadêmica, especialmente às vítimas e a todas as mulheres, reconhecendo e compartilhando os sentimentos de indignação, medo e revolta que têm permeado este momento delicado.

A Direção reafirma seu comprometimento no enfrentamento de todas as formas de violência, utilizando todo o aparato institucional e administrativo disponível para garantir um ambiente universitário seguro, respeitoso e acolhedor.

Por fim, colocamo-nos à disposição das entidades estudantis e de toda a comunidade acadêmica para o diálogo, sempre preservando a integridade das vítimas e o bom andamento das investigações em curso.

Direção do Câmpus de Porto Nacional – Universidade Federal do Tocantins (UFT

Comentários (0)