Após professora ser ferida por aluno em Caseara, Sintet oferece apoio jurídico

Uma professora de geografia sofreu ferimentos na sobrancelha após aluno bater a porta da sala de aula com força e a mesma atingi-la. A família comunicou que o aluno será transferido para outra escola

Professora ficou ferida após aluno bater a porta
Descrição: Professora ficou ferida após aluno bater a porta Crédito: Divulgação/facebook

A professora Valdirene Carvalho Pinto, que ministra a disciplina de Geografia na Escola Estadual José Alves, em Caseara, ficou ferida após um aluno sair irritado e bater a porta da sala de aula com força e atingi-la. A professora chegou a cair com o impacto e teve um corte na sobrancelha. O motivo da atitude do aluno não foi esclarecido.

Algumas pessoas compartilharam a foto da professora ferida no facebook, e em comentários, manifestaram indignação contra o ocorrido. Em um comentário, uma mulher questionou a segurança nas escolas: “O que é isso, onde estamos? Cadê a segurança”, afirmou.

Outra usuária registrou sua indignação com o fato: “Que absurdo cadê o respeito pelos professores. Os professores fazem de tudo para dar uma boa educação um bom ensino e receber isso...”

Sintet defende professora

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), José Roque Rodrigues Santiago, afirmou ao Portal T1 Notícias que o Sintet está se inteirando dos detalhes do caso para se manifestar. “Nós estamos tomando conhecimento, e eu vou entrar em contato com o pessoal para a gente se manifestar sim, em defesa da professora”, disse José Roque.

O presidente disse que o sindicato deve prestar apoio jurídico à professora. “Nós vamos apoiar ela, através do sindicato, com apoio jurídico”, declarou.

Insegurança

O assessor jurídico do Sintet, Silvanio Coelho Mota, relatou por telefone ao T1 Notícias que o problema com a violência aos professores nas escolas é recorrente. Segundo ele, no ano passado foram registradas três queixas de professores que foram agredidos ou ameaçados por alunos.

“É recorrente né. No ano passado, nós recebemos aqui três queixas de professores que foram agredidos por alunos. Dois em Araguaína e um em Palmas, e essa agora que nós estamos averiguando lá de Caseara”, relatou o assessor.

De acordo com Silvanio, o sintent já entrou em contato com o Estado, para que seja retomado o policiamento nas escolas. O pedido, segundo ele, é dos diretores das escolas. “A gente sempre alertou para a violência hoje nas escolas, questão de drogas, não sei se é o caso lá, talvez não é nada disso, mas a gente vê uma violência crescente nas escolas. Já solicitamos tanto ao secretário quanto ao governador que voltasse aquela polícia escolar comunitária”, argumentou.

O Portal T1 Notícias entrou em contato com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes que, por meio de sua assessoria informou através de uma nota que a situação foi repassada para o Conselho Tutelar da cidade. A secretaria esclareceu que a família do aluno comunicou a direção que ele será transferido para outra unidade escolar.

 

SEDUC emite Nota

A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes informa que no caso que envolveu a professora de Geografia Valdirene Carvalho Pinto, da Escola Estadual José Alves, no qual um aluno empurrou a porta da sala de aula com força e esta bateu na professora, que caiu e teve um ferimento na sobrancelha, a situação foi repassada para o Conselho Tutelar da cidade.

Conforme a gestora da escola, Maria Rodrigues, a família do aluno já comunicou à escola que o mesmo será transferido para outra unidade escolar.

Assessoria de Comunicação

Palmas, 11 de abril de 2016

 

Comentários (0)