Após resistência de alguns lojistas, Prefeitura endurece no cumprimento do decreto

Após denuncias de que uma loja de eletrodomésticos estava aberta e fazendo promoções, Prefeitura de Guaraí realiza monitoramento e comerciantes acatam medidas e fecham as portas.

Com operação da polícia e da vigilância sanitária, comércio fecha as portas
Descrição: Com operação da polícia e da vigilância sanitária, comércio fecha as portas Crédito: divulgação

Os comerciantes de Guaraí se conscientizaram e suspenderam suas atividades comerciais a partir desta terça-feira, 24, acatando as medidas adotadas pela Prefeitura, segundo informou ao T1 Notícias na tarde desta terça a prefeita Lires Ferneda .

 

O decreto com as medidas para evitar o avanço do coronavírus no município foi assinado no último dia 19 e até esta segunda-feira, 23, alguns estabelecimentos não estava respeitando as restrições estabelecidas. O T1 foi informado na segunda que um uma loja de eletrodomésticos estava fazendo, inclusive, promoções para atrair consumidores. Na segunda, a polícia fez uma operção e fechou tudo.

 

 

 

 

“Durante a operação das forças de segurança, foi constatado que a grande maioria dos comércios estava seguindo as medidas estabelecidas pelo decreto e com suas lojas fechadas”, disse a prefeita, por meio de uma nota enviada ao portal.

 

 

 

A Prefeitura disse ainda que, em alguns locais da cidade dois proprietários ofereceram resistência e protestaram em desrespeito às normas estabelecidas. 

 

De acordo com as medidas, permanecem  abertos apenas os comércios essenciais: farmácias, supermercados, açougues e postos de combustíveis (com conveniência fechada). O atendimento está sendo feito com portas fechadas, em regime limitado e controlado por quantidade de pessoas.

 

A nota da Prefeitura sustenta que o controle de filas na frente dos comércios está sendo respeitado, mantendo pelo menos 2 metros de distância entre as outras pessoas.

 

Lires Ferneda informou que a operação desenvolvida pela Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária iniciou na última sexta, 20, o trabalho de orientação sobre a suspensão das atividades comerciais e garantindo o cumprimento do decreto municipal, que dispõe sobre declaração de situação de emergência em saúde pública no município.

 

“A Prefeitura de Guaraí está cumprindo com a determinação, juntamente com as forças de segurança do Estado, de forma unificada, realizando fiscalizações quanto ao cumprimento dos decretos que estabelecem normas de prevenção ao novo coronavírus em âmbito estadual e municipal”, garantiu a gestora do município.

 

Ela disse que as campanhas publicitárias pelas redes sociais, carro de som e rádio estão surtindo efeito ao afirmar que as ruas e avenidas de Guaraí estão sendo monitoradas pelos agentes da Vigilância Sanitária do Município.

 

Comentários (0)