Internado há uma semana no Hospital Geral de Palmas (HGP), Pedro Henrik Rodrigues Tuibio, de 7 anos, aguarda desde agosto do ano passado por uma cirurgia na cabeça. De acordo com a mãe da criança, a cabelereira Edmara Laizza Rodrigues Lopes, de 25 anos, o procedimento já foi marcado diversas vezes, no entanto, alegando falta de materiais e outros fatores, a diretoria do hospital ainda não deu previsão para realizar a cirurgia.
Edmara disse em entrevista ao Portal T1 Notícias na tarde desta segunda-feira, 23, que desde a última segunda-feira, 16, a criança está internada com expectativa para passar pelo procedimento. Edmara afirma que já procurou a diretoria do HGP para tentar descobrir quando a cirurgia será feita, mas sem sucesso. “A cirurgia dele estava marcada já na terça, no dia 17, e não foi feita por falta de material. Embora a diretoria tenha dito que ia conseguir, mas até hoje não conseguiu o material dele. Daí estamos aguardando” relata a mãe.
Moradores do município de Guaraí, mãe e filho estiveram no HGP no último dia 13, quando o ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou as instalações do hospital. Conforme Edmara, a cirurgia de Pedro Henrik estava marcada para aquele dia, mas ela recebeu a notícia de que não poderia ser realizada por falta de material.
Acidente
O menino sofreu um acidente de carro em julho do ano passado, e teve um traumatismo craniano. Para aliviar a pressão do inchaço do cérebro, os médicos tiraram uma parte do crânio da criança e colocaram em seu abdômen. Segundo a mãe, o procedimento foi um sucesso já que o garoto reagiu bem e ficou sem sequelas. Porém, há cindo meses ela aguarda a realização da cirurgia para a recolocação do osso.
“Eles haviam garantido que agora em janeiro iria fazer [a cirurgia]. Estava prevista até para a semana passada. Mas não realizaram ainda por falta de material e ainda não tem data prevista”, afirma a mãe de Pedro Henrik.
Edmara disse que o filho precisa urgente da cirurgia. “O risco que ele corre, é porque o lado que foi retirado a calota craniana está muito sensível. Então, pelo fato dele ser criança, se torna muito mais arriscado. Ele pode brincar de uma forma errada, ou alguém bater alguma coisa, corre o risco de ficar com sequela”, ressalta a cabelereira.
Previsão
Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde informou ao Portal T1 Notícias que o material para a realização da cirurgia do paciente deve ser entregue pelo fornecedor até a próxima semana.
Confira a nota na íntegra:
Secretaria de Estado da Saúde
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde informa que o paciente P. H. R.T. está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) recebendo todos os cuidados da equipe multiprofissional. O material necessário para a realização da cirurgia do paciente já está sendo adquirido e deve ser entregue pelo fornecedor até a próxima semana.
(Atualizada às 16h18)
Comentários (0)