Araguaína, a Capital Industrial do Tocantins, sediará evento sobre Cidades do Futuro

Líderes de diversos municípios do país vão se encontrar na "Capital Industrial de Tocantins" para discutir gestão pública e transformação digital nos dias 17 e 18 de outubro

Crédito: Divulgação

Nos dias 17 e 18 de outubro, a "Capital Industrial do Tocantins" vai se tornar um centro de inovação na gestão pública municipal. Nesse período, Araguarina recebe o evento “Transformação Digital e Cidades do Futuro”, um importante encontro de líderes municipais de todo o Brasil. O evento conta com a parceria do Serpro, Sebrae e Catalisa Gov, programa do governo que oferece oportunidades para startups com ideias inovadoras e Anciti, Associação Nacional das Cidades Inteligentes. A expectativa é reunir mais de 150 gestores públicos de diversas prefeituras.

 

Oportunidade

“O Serpro está comprometido em conhecer, mapear e promover, em parcerias com os Municípios, as possibilidades para viabilizar a transformação digital, aproveitando as experiências aplicadas na esfera Federal, facilitando o acesso do cidadão às informações e serviços das prefeituras em todo o país. O encontro em Araguaína será uma oportunidade significativa para esse processo”, avalia o diretor de Relacionamento com Clientes da empresa pública de TI do governo federal, André de Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, que vai participar da abertura do evento e de um painel sobre “Desafios da Gestão Pública”.

 

Além do diretor, o time do Serpro contará com gestores de produtos e analistas de negócios, para coletar insights e discutir com os municípios alternativas para acelerar a transformação digital.  É a primeira vez que a empresa promove um evento em conjunto com um município específico.

 

“A provocação para realização do evento partiu do Serpro”, explica Guilherme Alvares, gerente da Divisão de Negócio para Governo Municipal da empresa.  “Sugerimos após Araguaína ter contratado vários produtos da empresa como soluções para trânsito, nuvem, segurança, dados como serviço, chatbot e whatsapp business”, relata.

 

Público e privado

Já o Sebrae deve levar o especialista em negócios Rafael Castro, que dará uma palestra sobre a colaboração entre empreendedores e gestores públicos e também será responsável por uma oficina sobre o Catalisa Gov. Vandete Medonça, analista de Produtividade e Inovação na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fará uma apresentação intitulada “O Futuro é Agora”. O evento também prevê uma “rodada de negócios” para os diversos municípios.

 

Outra palestra de destaque será "Cidades Inteligentes, Conectadas e Inovadoras", que será dada por Johann Dantas, diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam). Johann também preside atualmente a  Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). 

 

“Nos últimos anos, nós promovemos uma transformação digital em Araguaína. Isso continua, tanto nos processos administrativos como, principalmente, nos serviços oferecidos à população. Somos uma das cidades do país com menor tempo para abrir novas empresas, agilizamos os fornecimentos de alvarás, interligamos o sistema de informação com o governo federal, entre vários outros avanços”, ressalta o prefeito do Município, Wagner Rodrigues.

 

Em 20022, Araguaína foi escolhida, juntamente com Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) Maceió (AL) e Porto Alegre (RS), para receber o treinamento do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, oferecido pela Caixa Econômica Federal e hub de inovação em govtech BrazilLab.

 

Evento: “Transformação Digital e Cidades do Futuro"
Datas: dias 17 e 18 de outubro
Horário: das 9h00 às 18h00 (dia 17); das 9h00 às 12h00 (dia 18)
Inscrições: gratuitas, no site do evento
Local:  Av. Marginal Neblina, 489, Araguaína - TO

Comentários (0)