Araguaína afirma que não aplicou nenhuma dose vencida da Astrazeneca

A Prefeitura garante que recebeu as vacinas Astrazeneca/Fiocruz, com 2.340 doses, em lote apontado na reportagem da Folha, muito antes da data de validade e conseguiu aplicá-las em tempo hábil

Crédito: Marcos Sandes

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Nesses dados, a cidade de Araguaína teria administrado 10 doses fora do prazo de validade. Contudo, em comunicado à imprensa, a gestão da cidade afirma que nenhum araguainense recebeu doses vencidas da vacina. 


 

A Prefeitura de Araguaína garante que recebeu a primeira remessa de vacinas Astrazeneca/Fiocruz, com 2.340 doses, em lote apontado na reportagem da Folha de São Paulo (412Z004), muito antes de sua data de validade, que era de 13 de abril 2021. “Todas as doses foram aplicadas no mês de fevereiro. Uma segunda remessa com 780 doses do mesmos lote e validade foi recebida no dia 1° de março, e todas aplicadas no mesmo mês” explicou a gestão. 


 

A Prefeitura certifica, ainda, que as 10 doses supostamente aplicadas fora da validade tratam-se de um erro de registro no sistema de informação SI-PNI, no qual todos foram identificados, corrigidos e que a correção não migrou para a base nacional de dados. O levantamento menciona que as doses foram ministradas na UBS Dr. Francisco Barbosa (oito doses), na UBS Couto Magalhães (um dose) e na UBS Nova Araguaína (uma dose). 

 

Por fim, a gestão esclarece que o processo de recebimento e entrega de doses pelo Município "é acompanhado por meio de notas fiscais eletrônicas e passa diariamente por um rigoroso controle, para que nenhuma dose seja perdida. Além disso, todos os registros nos cartões de vacinação dos cidadãos possuem a validade da vacina recebida descrita, assim como data de aplicação, lote, fabricante, assinatura do vacinador e local de aplicação”.

 

Entenda o caso

 

O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira, 2, pelo jornal "Folha de S. Paulo" e aponta que 25.935 brasileiros tomaram vacinas vencidas da AstraZeneca em 1.532 municípios. Conforme os dados, no Tocantins foram aplicadas 537 doses vencidas em 24 municípios. A cidade que mais aplicou vacinas vencidas no Estado foi Aparecida do Rio Negro, um total de 313.

 

Ainda baseado nesses dados registrados oficialmente no MS (Ministério da Saúde), as demais cidades do Tocantins  que aplicaram doses vencidas foram: Miracema (59), Jaú do Tocantins (39), Mateiros (26), Palmas (39), Pequizeiro (11), São Félix (11), Araguaína (10), Cristalândia (5), Presidente Kennedy (3), Pium (3), Tocantínia (2), Dois Irmãos (2), Porto Nacional (2), Gurupi (3), Santa Fé do Araguaia (1), Augustinópolis (1), Piraque (1), Bandeirantes do Tocantins (1), Xambioá (1), Peixe (1), Abreulândia (1), Palmeirópolis (1) e Araguacema (1).

 

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou a dose da AstraZeneca vencida precisa se revacinar pelo menos 28 dias após ter recebido a dose vencida, pois é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Comentários (0)