Araguaína confirmou mais dois casos para o coronavírus (covid-19), nesta terça-feira, 21, feriado de Tiradentes. Um deles é morador local e será notificado no Município e o outro é um caminheiro em passagem, que está internado em estado grave no Hospital Regional (HRA) e terá notificação em sua cidade. De acordo com o parâmetro, Araguaína chega ao 6º caso confirmado para a doença, sendo o primeiro nos últimos 14 dias. Desses, cinco já são considerados curados.
O morador local é um técnico de telecomunicações de 24 anos que está em isolamento domiciliar. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesse domingo, 19, apresentando febre, tosse, dor de cabeça e contou que fez várias viagens ao Pará. No atendimento, foi coletada uma amostra de mucosa do paciente e enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), que deu diagnóstico positivo hoje, 21.
Já o caminheiro tem 43 anos e é residente em Santa Helena, no Goiás, onde haverá a notificação de caso confirmado. Ele deu entrada na UPA nessa segunda-feira, 20, apresentando febre, tosse, mialgia, congestão nasal e falta de ar, quando realizou o teste rápido para a doença. O goiano foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e, após ter piora dos sintomas, foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Após as confirmações, o prefeito Ronaldo Dimas destacou que o Município está preparado para os casos. “Neste momento iremos acompanhar e ver a origem e a possível disseminação de cada um. Nossa estrutura está apta e recebemos, infelizmente, em nossa rede hospitalar o primeiro paciente confirmado em estado grave. Temos fé em Deus e confiança plena de que nossos profissionais estão se dedicando ao máximo para recuperação do caminhoneiro enfermo”.
Boletim Estadual
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa nesta terça-feira, 21, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), realizou 20 exames para Covid-19, com três amostras positivas. Duas dessas amostras positivas foram coletadas em laboratórios privados de Palmas, em pacientes que residem em outros estados (Maranhão e São Paulo) e testadas pelo Lacen. Os pacientes serão notificados em seus municípios de origem.
A terceira amostra com resultado positivo no Lacen foi de paciente residente em Araguaína, do sexo masculino, 24 anos, com histórico de viagem pelo Pará, tendo apresentado sintomas clássicos da Covid-19. O paciente está em isolamento domiciliar.
Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 36 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (25), Araguaína (06), Cariri do Tocantins (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01). O acompanhamento dos pacientes infectados pelo vírus é realizado pelos municípios e a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que o isolamento seja de 14 dias. Passado o período, os sintomáticos leves e moderados que estão em domicílio são considerados curados. Os pacientes internados recebem alta apenas após avaliação médica.
Atualmente, o Tocantins apresenta 02 óbitos, 15 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento e 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar, incluindo a paciente que estava internada em hospital da rede pública. Os dados consolidados pela Secretaria Estadual de Saúde referem-se aos exames realizados no dia pelo Lacen, mais as notificações recebidas dos municípios até as 17h, os casos notificados após este horário entrarão no boletim do dia seguinte.
O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins.
Boletim Epidemiológico de Gurupi
O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 21, não houve mudanças no boletim informativo da Covid-19. Desde o último sábado, 18, não foram realizados novos testes rápidos e nem testes SWAB. Gurupi continua com 75 casos descartados da doença e até o momento segue sem novos casos suspeitos.
Tendo em vista a notificação do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde - CIEVS desta última segunda-feira, 20, sobre o novo caso confirmado da Covid-19 em Palmas, o pedido à comunidade gurupiense para seguirem as recomendações de prevenção, segurança e controle do vírus foi reforçado.
A paciente é do sexo feminino, 55 anos, residente de Palmas, sem contato com caso positivo, apresentou sintomas clássicos da doença e está internada em isolamento no Hospital Geral de Palmas. Como a paciente esteve recentemente em Gurupi, as pessoas que tiveram contato próximo com ela estão sendo monitoradas em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde, e em conformidade com a Vigilância Epidemiológica do Município. Até o momento elas não apresentaram nenhum sintoma da doença.
Gurupi continua com apenas um caso confirmado da COVID-19, um homem de 58 anos. Ele esteve internado e recebeu alta no dia 11 de abril de 2020, mas continua em isolamento domiciliar em Palmas.
Comentários (0)