A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) publicou o resultado do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Dentre os que alcançaram maior pontuação, Araguaína cresceu 18 posições no ranking nacional e ficou em primeiro lugar em âmbito estadual, à frente da Capital, Palmas, que ficou em segundo lugar, seguida de Caseara, Paraíso e Colinas do Tocantins.
Os dados foram divulgados em dezembro de 2015, mas chegaram ao conhecimento público nesta terça-feira, 26, após a Revista Superinteressante publicar em sua página na internet que as capitais brasileiras estão com baixo índice de desenvolvimento.
De acordo com o índice Firjan, Palmas estava na primeira posição no estudo anterior e caiu para a 2ª posição. Já no país a queda foi ainda maior, onde aparece na posição 562, sendo que no índice anterior figurava na posição 236 no Brasil.
Araguaína ficou com 0,7973 pontos no IFDM consolidado, sendo considerado um município de desenvolvimento moderado (0,6 a 0,8). Comparando-se com os dados do IFDM anterior, Araguaína subiu 18 posições no ranking nacional; antes estava na 473º posição, e agora está na 455º.
O Índice é um estudo do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Assim com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, o índice varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, melhor.
Comentários (0)