Araguaína recebe circuito afro-brasileiro de cinema neste sábado

As exibições serão no espaço cultural, a partir das 18 horas; entre os trabalhos apresentados estão, o longa metragem “Besouro” e o documentário “Os Griôs do Brasil – Tocantins”

O circuito visa dar destaque a cultura afro-brasileira
Descrição: O circuito visa dar destaque a cultura afro-brasileira Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizará, neste sábado, 24, a partir das 18 horas, o circuito afro-brasileiro de cinema. A sessão terá exibição gratuita do longa metragem “Besouro” e do documentário “Os Griôs do Brasil – Tocantins”, produzidos pelo Instituto Casa da Vila.

 

Também serão exibidos, durante o circuito, os filmes “Edward mãos de tesoura” e “Os fantasmas se divertem”, dois clássicos dos anos 90, uma promoção do Projeto Loucademia de Cinema de Araguaína. O circuito de filmes será no Espaço Cultural, na Avenida Tocantins, no Setor Rodoviário. Os filmes têm classificação livre.

 

O objetivo da mostra de cinema é o de proporcionar a população acesso ao entretenimento, assim como promover as diversas manifestações culturais.

 

O Circuito afro-brasileiro

 

O circuito visa dar destaque a cultura afro-brasileira, por meio da produção de documentários e da realização ou participação em cinemas itinerantes de filmes de cineastas e diretores afrodescendentes. O projeto já percorreu 26 municípios do Tocantins.

 

O documentário “Os Griôs do Brasil – Tocantins foi produzido no início desse ano nos principais quilombos do estado e retrata um pouco da cultura e outras curiosidades.

 

Já o longa metragem “Besouro”, do diretor João Daniel Tikhomiroff, conta a história do mais famoso capoeirista brasileiro, uma figura heroica, digna de mitos e lendas. Este personagem realmente existiu e ganhou destaque ao lutar contra a opressão aos negros no Recôncavo Baiano, no começo do século passado.

Comentários (0)