Araguaína terá farmácia 24 horas para remédios gratuitos a partir de dezembro

Novo serviço será oferecido na UBS Araguaína Sul, ao lado da UPA, e tem objetivo de atender as demandas pós consultas em prontos atendimentos no período noturno e fins de semana

Crédito: Marcos Sandes/Ascom

Os araguainenses contarão com horário diferenciado para receber remédios gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Araguaína a partir do dia 1º de dezembro, quando a Saúde do Município iniciará o funcionamento da Farmácia 24 horas. O novo serviço irá funcionar na UBS Araguaína Sul, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 
O objetivo é atender principalmente os pacientes que têm receitas médicas para continuidade do tratamento em casa após consultas no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e UPA, no período noturno e aos fins de semana.
 
Segundo a diretora da Assistência Farmacêutica, Welka Gouveia, atualmente existe uma demanda alta para medicamentos gratuitos. “Nós entregamos mais de R$ 2 milhões em medicações essenciais por ano, principalmente com antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgico, analgésico e antitérmico”.
 
Neste mês de novembro, a média diária de atendimento realizados à noite, das 19 às 7 horas entre segunda e sexta-feira no PAI é de 37, e no fim de semana chega a 102. Já na UPA, as consultas noturnas chegam à média diária de 54 pacientes e 348 no sábado e domingo.
 
Acesso em toda cidade


A Assistência Farmacêutica de Araguaína tem uma rede de 22 farmácias, sendo distribuídas em 21 UBS e uma na região central, na Rua das Mangueiras, nº 1.104. Nas UBS, o funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e no Centro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. É atendido tanto as receitas da rede pública de saúde quanto da rede privada, para medicamentos regulamentados pelo Município.
 
Todas as regras sobre o acesso à Assistência Farmacêutica de Araguaína estão no Decreto nº 112, de 5 de abril de 2022, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.524.

Comentários (0)