Área de Proteção ao Ciclismo de Competição Pedro Caldas é criada pela prefeitura

O nome da área é uma homenagem ao médico e triatleta Pedro Caldas, que faleceu há um ano, após ter sido atropelado enquanto treinava em Palmas com outros atletas

Médico foi atropelado enquanto treinava na Capital
Descrição: Médico foi atropelado enquanto treinava na Capital Crédito: Divulgação

No Decreto de nº 1.673, publicado ontem no Diário Oficial de Palmas, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, instituiu a criação da Área de Proteção ao Ciclismo de Competição PEDRO CALDAS (APCC PEDRO CALDAS), destinada para treinamento de ciclistas de alto rendimento na Capital. O nome da área é uma homenagem ao médico e triatleta Pedro Caldas, que faleceu há um ano, após ter sido atropelado enquanto treinava em Palmas com outros atletas.

 

A morte de Pedro Caldas foi seguida, na Capital, do ano passado para cá, por diversos incidentes envolvendo atletas, o que levantou junto à categoria o debate e a cobrança de áreas destinadas a treino nas avenidas da cidade.

 

Conforme o decreto da prefeitura, foi considerada a “necessidade de fomentar a prática de exercícios esportivos, a integração dos usuários das vias em Palmas, bem como viabilizar a criação de novas oportunidades de trabalho e renda no Município e ações de natureza cultural”.

 

Cinthia Ribeiro também pontua, no decreto, que a prática de exercícios esportivos e integração dos cidadãos que irão utilizar a via pública demanda segurança viária, fluidez, mobilidade e acessibilidade urbana. “A Administração prima pela segurança e bem-estar da população, para tanto propõe soluções que atendam à coletividade não somente nos aspectos finalísticos, mas também naqueles que gerem lazer em harmonia com a mobilidade urbana”.

 

Por fim, é ressaltada no decreto a necessidade de proteção aos atletas que se dedicam ao ciclismo de competição. Conforme o documento, a área compreende trechos que abrangem a Avenida LO - 03, entre às quadras 103 Sul e a 203 Sul, no sentido oeste/leste e a Avenida NS - 03 entre a Avenida Juscelino Kubitscheck e a Avenida LO - 03, sentido norte/sul, de aproximadamente 1.400m, todas as terças e quintas-feiras, das 5h às 8h, permitido aos usuários da área o fechamento das vias.

 

“O trecho e os horários podem ser alterados a critério da Administração Pública, mediante análise técnica e manifestação do órgão municipal de trânsito. Fica proibido o fluxo de veículos, exceto para bicicletas usadas nos treinamentos dos ciclistas de alto rendimento, nos dias e horários destinados à APCC PEDRO CALDAS”. O decreto entrará em vigor 90 dias após sua publicação.

Comentários (0)