Arne 61 recebe mutirão de combate à dengue nesta sexta-feira, 16

Próximas ações acontecerão dia 23 de fevereiro na Arse 131, e nos dias 8 e 22 de março no Lago Sul e Arse 24, respectivamente

Crédito: Gabriela Letrari

Os moradores da quadra Arne 61 (504 NOrte) recebem nesta sexta-feira, 16, o Mutirão de Combate a Dengue da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e Palmas. Neste dia D, os agentes de combate a endemias (ACE) da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estarão na quadra a partir das 8 horas. Na oportunidade, eles vão orientar os moradores quanto aos cuidados para não deixar o mosquito da dengue (Aedes aegyti) proliferar, como sempre manter o quintal limpo e evitar água parada.  

 

Além do alerta à população, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), parceira da Semus, também auxiliará com a realização da limpeza das áreas verdes e lotes baldios da quadra.

 

De acordo com órgão, ainda neste mês, será feito mais um Dia D contra o mosquito. A previsão é que a próxima ação seja realizada na Quadra Arse 131 (1304 Sul) no dia 23 de fevereiro. Já no mês de março, nos dias 8 e 22, será a vez das regiões do Lago Sul e Arse 24 (210 Sul), respectivamente. 


 

A coordenadora de Controle Vetorial da UVCZ, Lara Betânia Araújo, ressalta que chuvas seguidas de calor intenso tornam um clima propício para a proliferação do mosquito, causador das arboviroses. “O mosquito se prolifera em água parada e possui uma diversidade de criadouros: caixa d'água, tonéis, frascos de plantas, calhas entupidas, piscinas sem tratamento adequado, pneus, garrafas, latas de refrigerante, cerveja, cascas de ovos, plantas que acumulam água, carapaças de caramujos, dentro outros", pontuou.

 

Lara Betânia também relembrou que cada morador é responsável pelo seu imóvel e deve se programar para fazer uma vistoria semanal a fim de verificar se não há nenhum recipiente passível da acumulação de água.


 

Outras ações

 

Além dos dias D, os agentes de combate às endemias têm realizado mutirões de visitas para detecção, remoção e/ou eliminação de possíveis criadouros do Aedes sp em várias quadras da capital. Durante as visitas, os ACEs orientam os moradores acerca  dos cuidados que se deve ter para impedir a proliferação do vetor e, consequentemente, da disseminação das doenças por ele transmitidas.

 

Comentários (0)