Uma mistura de saúde e diversão no clima de São João. A Unidade Básica de Saúde do Santa Luzia realiza nesta terça-feira, 1º de julho, a partir das 19h, o Arraiá do Postinho, evento que combina o clima festivo de festas juninas com cuidados essenciais para a comunidade. A iniciativa busca aproximar a população dos serviços de saúde pública de forma descontraída, acolhedora e humanizada.
Um cardápio de comidas típicas será disponibilizado, como cachorro-quente, canjica, pipoca, bolo e muitos brindes. Além da programação cultural, a Unidade de Saúde realizará testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, e disponibilizará atendimento odontológico gratuito. Os exames são gratuitos, sigilosos e rápidos, fundamentais para o diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Pacientes dos setores Santa Luzia, Campo Velho, Primavera e Canadá são o público-alvo da ação, no entanto, caso apareçam pacientes de outras UBS's, a equipe também realizará o atendimento com todos os serviços disponibilizados.
A realização de eventos como o Arraiá do Postinho Santa Luzia demonstra a importância de uma administração pública comprometida com o acesso à saúde da comunidade. "Ao levar os serviços de saúde para mais perto da população nesse formato mais atrativo e acessível, a gestão municipal quebra as barreiras que frequentemente impedem o acesso aos cuidados preventivos. Quanto antes você souber, melhor, pois sabemos da importância do diagnóstico precoce para a eficácia dos tratamentos", destacou o prefeito José Salomão.
A secretária de Saúde, Jacinta Pinheiro, pontuou a necessidade da aproximação do Município com a população. "Iniciativas como essa reforçam o papel da atenção básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O Arraiá do Postinho representa um modelo de como políticas públicas podem ser implementadas de forma humanizada, com profissionais preparados para atender com carinho e respeito, promovendo a saúde física e o bem-estar social da comunidade"
De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, os casos de sífilis aumentaram em Dianópolis, o que torna ainda mais necessária a realização de campanhas de conscientização, como o Arraiá do Postinho. A testagem rápida e acessível é uma ferramenta fundamental no combate à disseminação da doença, permitindo diagnósticos precoces e tratamentos eficazes.
Comentários (0)