Artistas de graffiti podem concorrer a residência em Palmas com bolsa de R$ 3 mil

Projeto "Escala 1:1" selecionará duas propostas artísticas (performance urbana e graffiti) para intervenções que dialoguem com a capital tocantinense

Crédito: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido

O projeto Escala 1:1 – Ações Humanas para Espaços Monumentais está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para sua nova edição, que será realizada entre os dias 16 e 30 de agosto de 2025, na Casa Flácida, em Palmas (TO). A convocatória vai selecionar duas propostas artísticas — uma no campo da performance urbana e outra na arte do graffiti.

 

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. É essencial que os interessados leiam o regulamento completo antes de se inscreverem. O documento e o link para o formulário estão disponíveis neste link.

 

A residência é voltada a artistas maiores de 18 anos, de qualquer lugar do Brasil, e prevê apoio financeiro no valor de R$ 3 mil, hospedagem e alimentação para os selecionados. O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Palmas.

 

Os trabalhos devem dialogar com o espaço urbano de Palmas, propondo reflexões sobre ocupação, construção, memória e transformação da cidade. Para o diretor do projeto, Filipe Porto, a proposta da Escala 1:1 é provocar a comunidade palmense e os artistas a pensarem novas formas de presença e criação nos espaços urbanos.

 

“Nos interessa mobilizar ações que façam da arte uma ferramenta crítica e sensível para pensar a cidade. Palmas é um território recente, mas cheio de camadas históricas e sociais que merecem ser tensionadas. A residência é uma oportunidade de encontro, pesquisa e experimentação coletiva”, afirmou.

 

Comentários (0)