Com a proximidade do Natal e para auxiliar os consumidores na hora de realizar suas compras, o Procon Tocantins realizou pesquisa de preço em oito supermercado de Palmas. A ação aconteceu entre os dias 9 e 11 (segunda a quarta-feira) de dezembro. Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.
O objetivo da pesquisa é verificar a variação de preços entre estabelecimentos no período e facilitar a vida do consumidor que poderá sair de casa orientado sobre onde encontrar produtos mais baratos. A pesquisa completa realizada nos supermercados de Palmas, pode ser consultada no site do Procon.
Este ano, a azeitona preta inteira de 200 gramas apresentou o maior percentual de variação de preços. Vendida entre R$ 4,83 e R$ 13,39, a diferença é de 177,23%.
Em segundo lugar ficou o champanhe espumante, com variação de 166,94%, vendida entre R$ 5,99 e R$ 15,99. Em seguida, a azeitona verde inteira 200 gramas, com variação de 141,15%, e preços entre R$ 4,35 e R$ 10,49. Entre os panetones, a maior variação foi encontrada no Chocottone 500G, com variação de 66,70%, vendido entre R$ 17,99 e R$ 20,99.
O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacou que a pesquisa é fundamental para o consumidor que busca economizar na ceia natalina. “Ao realizar a pesquisa, a mesma se torna uma grande aliada para o consumidor que tem a intenção de economizar no preparo da ceia, uma vez que as variações entre menor e maior preço chegam a 66% nos panetones e até 177% nas azeitonas”, explicou.
O gerente de fiscalização, Magno Silva explicou que as variações de preços encontradas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada. “Os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes”, informou Silva.
O Procon Tocantins informa, com exceção dos panetones, a pesquisa não considera marca dos produtos, apenas o menor preço encontrado nas prateleiras de cada estabelecimento comercial.
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