Associação Cataquara vira ponto de cultura e abrirá sábado, dia 9, com oficinas

Trata-se de uma associação privada e sem fins lucrativos, que conta com 16 artesãos associados, que administram a loja de artesanato no Distrito

Crédito: Divulgação Sebrae

O Clube do Artesanato de Taquaruçu (Cataquara), uma associação privada e sem fins lucrativos, que conta com 16 artesãos associados, que administram a loja de artesanato no Distrito, foi reconhecido como ponto de cultura. A premiação foi pelas ações de produção e comercialização de artesanato, por meio do Edital 01/18-Culturas Populares de 2018, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com premiação no valor de R$ 20.000,00.

 

“O prêmio fez toda a diferença para os artesãos que planejaram e executaram projeto de construção e reforma, intervenção (grafite), mobiliário, decoração, cortinas, viabilizando áreas e materiais para copa cozinha e galeria, o que transformou o espaço e a vida de pessoas humildes, sem condições de concorrer no mercado do artesanato por conta própria”, destacou a artesã Maria do Carmo Silva, conhecida como Carminha, que integra a associação.

 

Segundo a presidente da entidade, Leila Beatriz, com o dinheiro do prêmio, além da reforma, foi possível o funcionamento da loja todos os dias da semana, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, “por meio de remuneração da escala gerando renda, empoderamento, e contribuindo com a auto estima de todos, o que possibilitou aos artesãos profissionalização em vendas e atendimento”, afirmou ela.

 

 

 

 

Loja de artesanato

 

A loja “Artesanato Tudo Daqui” foi reinaugurada com novo visual e novos produtos para melhor atender e encantar seus clientes, que já são cativos de turistas e visitantes do Distrito. A comunidade agora conta com local aprazível para estar e fazer compras, conhecer os trabalhos dos agentes locais e viver experiências por meio das oficinas, gerando renda e inclusão social, possibilitando atendimento diferenciado aos turistas e visitantes que encontra em único local produtos de vários artesãos do Distrito.

 

O Ponto de Cultura estará no sábado, 9, promovendo um bazar para arrecadação de fundos para dar continuidade às atividades, após a extinção dos recursos alcançados. Na ocasião, serão oferecidas oficinas gratuitas a partir da utilização de sementes e cascos do cerrado e Amazônia e palmeiras da região.

Comentários (0)