Atletas tocantinenses participam da abertura do Open de Vôlei de Praia na Graciosa

Competição começou nesta quarta-feira, 12 e segue até o próximo domingo, 16, em Palmas

Dupla tocantinense Luis e Julio participaram da abertura nesta quarta-feira
Descrição: Dupla tocantinense Luis e Julio participaram da abertura nesta quarta-feira Crédito: Divulgação

O Campeonato Open de Vôlei de Praia começou na manhã desta quarta-feira, 12, na Praia da Graciosa, em Palmas e controu com a participação de atletas tocantinenses em quadra. Esta é 1ª etapa Palmas da 28ª temporada do Circuito e acontece até domingo, 16, com a participação dos principais atletas  do esporte, para os torneios masculinos de femininos.

 

Na quinta-feira, 13, a 1ª Etapa do Circuito Open Vôlei de Praia terá  pela manhã a participação de 16  duplas femininas pré-classificadas.

 

Abertura

 

Na manhã desta quarta, aconteceu a etapa classificatória aberta com oito duplas, em três rodadas Qualifyng masculino. A dupla  tocantinenses  Davy Santana e Yure Rodrigues esteve nas areias da Graciosa,  disputando com a dupla Allison (SC) e Márcio Araújo (CE). O placar foi de 2X0 contra a dupla tocantinense.

 

Para o  medalhista Olímpico em Pequim 2008,  Márcio Araújo,  o jogo foi mais rápido devido ao sol da Capital. “A gente aproveitou para fazer um jogo mais rápido,  para se desgastar menos, devido ao sol muito forte”, disse.

 

Para o atleta tocantinense, Yuri Rodrigues, apesar de não ter conquistado  a vitória,  a participação no circuito lhe garantiu boa experiência. “Com essa oportunidade de participar no Open, tivemos uma experiência boa, inclusive com dicas de um medalhista olímpico”, disse.

 

No circuito,  a garotinha Ana Tereza, de 09 anos, andava de um lado para o outro com um caderninho colhendo autógrafos dos atletas. “Se um dia eles ficarem famosos, quero guardar recordações e lembranças sobre eles”, concluiu.

 

A  assistente social, Arilene Costa Leite, acompanhava um grupo de crianças do Projeto Carrossel, que atende 300  crianças, de 7 a 12 anos, de famílias carentes em Palmas, com práticas esportivas e na área social. “Uma oportunidade ímpar para que essas crianças possam  contemplar o vôlei que é  uma modalidade  praticada dentro do projeto  Carrossel”, disse.

 

A dupla Victor Hugo e Cleomar,  enfrentou a dupla  Adelmo (BA) e Arthur (MS), sendo derrotados por 2x0.  Para Victor Hugo, o preparo físico exigiu muito no jogo.   “Não estávamos preparados fisicamente, mas  agora é treinar e focar para o próximo”, acrescentando que a experiência foi válida em participar em um dos maiores campeonatos do País.

 

Durante as partidas de vôlei, um grupo de amigos, acompanhava nas arquibancadas a atuação da sua dupla preferida, e torcia muito a cada jogada. A servidora pública Jannes Pessoa não perdia nenhum lance do jogo. “Viemos assistir ao Victor que é de Paraíso e o Cleomar de Palmas, que  são nossos amigos, e o campeonato incentiva mais nossos  atletas”, disse.

 

Outro tocantinense que estava muito orgulhoso de participar do Circuito Open de Vôlei de Praia,  foi o árbitro, Gilberto Ferreira, conhecido como Ferreirinha. “Participar de um evento dessa magnitude é o sonho de qual quer árbitro da Federação”, disse.

 

Partidas 

 

A última partida do período da manhã foi bastante disputada,  entre as duplas Hugo (GO) e Romildo (DF), que enfrentou os tocantinenses, Luis Claúdio  e Julio, garantindo o placar de 2x0, para os visitantes. Para Júlio Cesar, o jogo foi disputadíssimo. “Nós perdemos com uma diferença mínima, se tivéssemos mais tempo para treinarmos teríamos conseguido outro placar”, disse.

 

O estudante de medicina Felipe Araújo, veio com os colegas de Faculdade para prestigiar o evento. “Esse evento valoriza muito  a praia que  é um lugar turístico  e o evento também estimula a prática desse  esporte,  tanto para os jovens com para os adultos”, disse.

 

Durante os jogos, com o sol forte, um dos locais buscados pelos atletas e pelo público visitante a procura de amenizar os efeitos do calor, com água mineral, refrigerantes e até uma cerveja gelada, foi o quiosque da dona Maria Beat, onde  a vendedora, Vanessa Dias, aposta que o calor ajuda  nas vendas durante a realização do Circuito  “Estamos na expectativa de vir bastante gente e termos um bom movimento de clientes”, acrescentando que ainda dá para acompanhar de longe algumas partidas.

Comentários (0)