ATM incentiva prefeitos a buscar alternativas para promover novas ações no Tocantins

Estímulo foi dado pelo presidente da ATM, Jairo Mariano, durante seminário voltado a gestores municipais

Presidente da ATM fala aos gestores municipais
Descrição: Presidente da ATM fala aos gestores municipais Crédito: Foto: Divulgação/ATM

Dezenas de prefeitos estiveram presentes nesta sexta-feira, 10, em Palmas, no seminário Um Mundo em Transformação, promovido pelo SEBRAE/TO, em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O encontro proporcionou aos chefes do executivo municipal a troca de experiências e a obtenção de conhecimento para elaboração de políticas públicas favoráveis aos pequenos negócios e ao desenvolvimento regional. O presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, discursou e solicitou aos gestores municipais o aperfeiçoamento das administrações das prefeituras.

 

“Esse encontro é crucial para melhorarmos as gestões das prefeituras tocantinenses. As palestras aqui proferidas possibilitam a nós que estamos a frente do poder público municipal a oportunidade de buscarmos alternativas e ampliarmos nossa capacidade criativa de empreender novas ações nas prefeituras”,  destacou Mariano, ao considerar a parceria ATM, SEBRAE/TO e demais instituições como estratégica para alavancar os pequenos negócios nos municípios. O presidente da ATM disse ainda que é preciso direcionar os recursos das instituições em favor do aprimoramento de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento local.

 

Transformação tecnológica

O presidente interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costandrande, destacou a importância da tecnologia para o aprimoramento das prefeituras. “A transformação tecnológica chegou aos Municípios e facilita o trabalho dos gestores municipais. Um município bem gerido, com obras em andamento e com todas as informações disponíveis no Portal da Transparência facilita a atração de novos investidores”, disse. Já o presidente da FIETO, Roberto Pires, enfatizou que “a regra agora é fazer mais com menos, o que exige a profissionalização dos gestores municipais”.

 

Arara Azul

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol dos Municípios tocantinenses, bem como dos pequenos empreendedores locais, o ex-presidente da ATM e ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda, recebeu durante o seminário o Troféu Arara-Azul, honraria repassada pelas mãos da vice-governadora Cláudia Lélis, da senadora da República, Kátia Abreu e da prefeita interina de Palmas, Cíntia Ribeiro.

 

Conhecimento

No encontro, os gestores municipais se capacitaram sobre Turismo como fator de desenvolvimento local, abordado por Vinícius Lages, atual Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. Napoleão Bernardes, jovem Prefeito de Blumenau e vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2016, compartilhou suas experiências na gestão pública no intuito de encorajar os colegas prefeitos a implantarem projetos eficientes e engajados com o desenvolvimento econômico. Ainda, os participantes aprenderam sobre inovação, com Cláudio Forner e o jornalista Estevão Damázio, sobre comunicação com excelência.

Comentários (0)