Aumenta a fiscalização em Palmas com instalação de novos radares eletrônicos

Serão instalados 11 radares fixos e quatro barreiras eletrônicas. Objetivo é inibir número de acidentes com vitimas fatais. Locais foram escolhidos após levantamento do Projeto Vida no Transito.

Aumenta fiscalização com controle de velocidade
Descrição: Aumenta fiscalização com controle de velocidade Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Prefeitura de Palmas, com o objetivo de diminuir os índices de acidentes graves e fatais no transido, deve começar a implantar o novo sistema de monitoramento e fiscalização de trânsito. Na primeira etapa serão instalados 11 radares fixos ativos e quatro barreiras eletrônicas ativas.

 

Além de Radares e Barreiras Eletrônicas, a prefeitura informou que já estão em utilização 25 talonários eletrônicos e um radar estático, tipo móvel, que estão operando principalmente no perímetro urbano das rodovias estaduais, como TO-080, no aterro da ponte, e na TO-050.

 

Para o controle de velocidade excessiva, os locais escolhidos para a implantação dos equipamentos foram definidos após levantamento dos dados de acidentes do Projeto Vida no Trânsito. O foco das implantações serão inicialmente na Rodovia TO-050, onde tem apresentado um índice maior no número de acidentes graves e fatais.

 

Segundo os dados, em 2014, 26 pessoas perderam a vida vítimas de acidentes de trânsito na rodovia. Esse valor corresponde a 50% do números vítimas fatais registrado no perímetro urbano da Capital. Velocidade excessiva lidera a lista dos principais fatores de risco, sendo responsável por 33% acidentes.

 

Por ser uma rodovia estadual, no ano passado a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte firmou um convênio com o Governo Estadual para poder realizar fiscalizações, tanto por meio de equipamentos eletrônicos como por meio de agentes de fiscalização. Segundo a prefeitura, os trabalhos de implantação já iniciaram e a previsão é que os equipamentos já estejam em operação até o final deste mês.

 

O secretário Christian Zini afirmou que o controle da velocidade, mesmo não garantindo o fim dos acidentes, é eficaz na reduz da gravidade das lesões e na redução de vítimas fatais. “Infelizmente não temos como controlar que os acidentes não ocorram, mas os equipamentos inibe o motorista de trafegar com velocidade excessiva, e caso os acidentes venham a acontecer, serão de menor gravidade. Nosso objetivo é preservar a vida”, disse.

 

Locais Fiscalizados

Além da TO-050, deverão implantados equipamentos na ponte Fernando Henrique Cardoso e em vias de acesso dentro da cidade que têm grande circulação de veículos e pessoas como Teotônio Segurado e Av. NS-02.

 

Pontos na TO-050, como o quilômetro 13,5, foram escolhidos por registrar sete vítimas fatais e três vítimas graves em 2014. Já o trecho da rodovia próximo a LO-27, foram registradas três mortes e cinco acidentes graves, e no trecho próximo a entrada da LO-19 foram registrados duas vítimas graves e três vítimas fatais em 2014.

 

É determinada a necessidade da instalação de medidor de velocidade, através de estudos técnicos, estabelecido no anexo I da resolução Nº 396/2011, como: característica da via; velocidade média que os veículos estão circulando no trecho; número de acidentes no local e potencial de risco no local. Os dados de acidentes são levantados pelo Projeto Vida no Trânsito.

 

Locais onde serão instalados os novos equipamentos

Radar fixo medidor de velocidade (Com método não intrusivo, com OCR e transmissãoonline): Ponte FHC, Km 2 (duplo sentido) fiscalizando duas faixas;  TO-050, próximo ao Ciretran, Aureny II, nos dois sentidos, fiscalizando 6 faixas; Ponte FHC Km 5, Sentido Sul/Norte, fiscalizando duas faixas; Av. NS-02, quadra 404, sentido Sul/Norte, fiscalizando 3 faixas; TO-050, próximo ao Atacadão, sentido Norte/Sul, fiscalizando três faixas.

 

Barreira eletrônica (medidor de velocidade, por método não intrusivo, com display, com OCR e transmissão online). TO-050 KM 13.5, Aureny IV, nos dois sentidos, fiscalizando 4 faixas; TO-050 próxima ao acesso à avenida LO-19, nos dois sentido, fiscalizando 4 faixas.

 

Radar fixo medidor de velocidade, parada sobre a faixa de pedestre e avanço no sinal vermelho com OCR e transmissão online, Avenida Teotônio Segurado com a LO-23, Sul/Norte, fiscalizando 4 faixas; Avenida Teotônio Segurado com a LO-09, Sul/Norte, fiscalizando 4 faixas; Avenida Teotônio Segurado com a LO-11, Sul/Norte, fiscalizando 4 faixas; Avenida Teotônio Segurado com a LO-19, nos dois sentidos, fiscalizando 8 faixas.

 

(Informações Ascom Prefeitura de Palmas)

Comentários (0)