Aumenta média das notas das séries iniciais na rede de ensino de Palmas, aponta Saep

No 1º ano, a média geral evoluiu de 8,25 na Diagnóstica para 8,64 no 3º Bimestre; nos 3º e 4º anos, a rede manteve estabilidade e avanço; e oos anos finais, o relatório mostra retomada de desempenho

Crédito: Júnior Suzuki/Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira, 7, os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) referentes à Avaliação Bimestral 3, aplicada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2025. O levantamento avaliou estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos componentes de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. 

 

 

Os resultados mostram crescimento constante, especialmente nos anos iniciais. No 1º ano, a média geral evoluiu de 8,25 na Diagnóstica para 8,64 no 3º Bimestre, com destaque para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Carrossel (9,77), Cantinho da Alegria (9,48) e Fontes do Saber (9,48). No 2º ano, a média da rede foi 7,95, com 18 unidades acima da média, entre elas a Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão (9,62), o Cmei Carrossel (9,47) e a ETI Monsenhor Pedro Piagem (9,37).

 

 


Nos 3º e 4º anos, a rede manteve estabilidade e avanço. No 3º ano, a média geral foi 8,20, com destaque para as escolas Pastor Leivas Macalão (8,60), Monsenhor Pedro Piagem (8,58), Benedita Galvão (8,57) e Carlos Drummond (8,47). No 4º ano, a média foi 6,76, e 20 escolas superaram esse resultado, entre elas a ETI Aprígio de Matos (8,89). No 5º ano, a média geral foi 5,65, com a ETI Daniel Batista alcançando a maior nota, 6,74.

 

 


Nos anos finais, o relatório mostra retomada de desempenho. No 6º ano, a média subiu de 4,49 no 2º bimestre para 4,95 no 3º. No 7º ano, o avanço foi de 4,52 para 5,20; no 8º, de 4,28 para 5,38; e no 9º, de 4,83 para 5,22 — resultados que evidenciam a efetividade das ações de reforço e acompanhamento pedagógico das escolas.

 

 


A avaliação registrou 90% de participação dos estudantes previstos, um dos maiores índices do ano, refletindo o compromisso das unidades escolares com o acompanhamento da aprendizagem e o fortalecimento das práticas pedagógicas.

 

 

 

Para a secretária municipal da Educação, Anice Moura, os resultados reforçam o compromisso da rede com a qualidade e a equidade na aprendizagem. “O Saep é uma ferramenta estratégica para o monitoramento do ensino e o planejamento das intervenções pedagógicas. A cada bimestre, conseguimos identificar avanços, ajustar rotas e fortalecer o trabalho coletivo das escolas em prol do aprendizado dos nossos estudantes”, destaca.

 

 


O Saep é uma iniciativa da Semed que analisa o desempenho escolar e gera indicadores que orientam políticas de melhoria contínua na rede municipal. Os resultados também subsidiam gestores e professores na elaboração de estratégias pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens e à consolidação das habilidades previstas em cada etapa do ensino.

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