Atendendo à solicitação da Prefeitura Municipal de Palmas, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), realiza operações de Verificação Anual Periódica em radares fixos e móveis de trânsito da Capital. A ação iniciou nesta terça-feira, 7, e segue até quarta-feira, 8.
Nesta quarta-feira, 8, às 8h30, as ações de verificação serão realizadas na Av. Teotônio Segurado, próximo à ponte Ribeirão Taquaruçu Grande. Serão observados os dois sentidos: norte e sul - Radar com velocidade máxima permitida de 60km/h. Às 9h30, o serviço acontece na Av. Teotônio Segurado, Taquari, próximo à Avenida A. Serão observados os dois sentidos: norte e sul - Radar com velocidade máxima permitida de 60km/h.
A ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.
Para a ação, o trânsito será isolado por cerca de 40 minutos em cada local a ser verificado e contará com a presença da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio e suporte necessário. Vale destacar que um dos radares a serem verificados fica na Avenida Teotônio Segurado, próxima à ponte Ribeirão Taquaruçu Grande.
De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas e dos radares é, também, um item de segurança para quem dirige, mantendo o motorista atento aos limites da via. Por isso, anualmente deve ser feita a verificação do equipamento de medição. “As velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. É de extrema importância que os radares estejam em perfeito funcionamento”, destaca a presidente.
Verificação Anual Periódica
A Verificação Periódica acontece no decorrer do ano, vistoriando o equipamento já instalado. Para fazer a vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado. Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.
Testes metrológicos em radares
Para fazer a vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.
Comentários (0)