O município de Tocantínia está sofrendo com a redução do volume de águas do Rio Tocantins abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado. Moradores apontam que chegou a haver interrupção do fornecimento de água essa semana em função da seca no local.
Ainda segundo moradores relataram, o nível do rio está tão baixo que a balsa que faz a travessia no local está circulando apenas até a metade do percurso. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram vários bancos de areia surgindo em pontos do rio antes cobertos pela água.
Prejuízo para a região
Ao Portal T1 Notícias, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, manifestou que a escassez de chuva vem provocando diminuição no volume do Rio Tocantins, e que por isso, as balsas não fazem mais a travessia. “Perdemos a balsa de Lageado para atravessar o rio. Se for atravessar, encalha. Acesso para Miracema agora somente pela ponte” esclareceu.
O prefeito sugeriu que a operação da Usina de Lageado, tenha influenciado nas mudanças no rio e ressaltou que a mesma trouxe muitos prejuízos para a região. “Acabou com as nossas praias naturais. Vinham pessoas do Brasil inteiro para cá. Mesmo com a baixa do rio, a nossa praia desapareceu em função da Usina”, disse Silvino.
Mudança em bomba de captação
A situação já teria sido comunicada à Agência Tocantinense de Saneamento, que informou, por meio de nota, que uma equipe técnica se deslocou até o município de Tocantínia para efetuar a mudança de local da bomba de captação de água, que deverá ser posicionada em uma área mais profunda, devido o baixo nível do Rio Tocantins.
Confira a nota da ATS:
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que uma equipe técnica se deslocou até o município de Tocantínia para efetuar a mudança de local da bomba de captação de água, que deverá ser posicionada em uma área mais profunda, devido o baixo nível do Rio Tocantins.
A Agência de Saneamento lembra a importância da conscientização quanto ao desperdício de água, já que no Tocantins o período de estiagem começou e os mananciais ficam naturalmente mais escassos.
Em caso de falta de água, ou dúvidas, a ATS orienta que os consumidores entrem em contato através do 0800 6464 195 ou http://ats.to.gov.br/fale-conosco/
Comentários (0)