Balada Segura intensifica operações, mas condutores desrespeitam e causam 8 acidentes

Mesmo com o reforço nas fiscalizações muitos condutores insistem em desrespeitar às Leis de Trânsito e provocaram um final de semana com oito acidentes com vítima.

As operações de combate a alcoolemia intensificaram com a implantação do programa Balada Segura na Capital, que envolve a união das forças de segurança e instituições parceiras. Para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), mesmo com o reforço nas fiscalizações muitos condutores insistem em desrespeitar às Leis de Trânsito e provocaram um final de semana com oito acidentes com vítima.

 

“As blitze do baladas segura e as ações de educação para o trânsito estão em vários pontos da cidade, principalmente nas quartas-feiras e nos finais de semana, quando há maior consumo de bebida alcoólica. Queremos criar uma cultura com os motoristas palmenses de serem prudentes, garantindo a segurança de todos, e sabemos que isso demanda um certo tempo. Os motoristas precisam ficar mais atentos em relação ao respeito às Leis de Trânsito, e sempre que forem beber eleger o motorista da vez”, lembrou o secretário Major Leonardo, da Sesmu.

 

De sexta-feira, 23, a domingo, 25, foram abordados 281 condutores, dos 62 testes de alcoolemia, três deram positivos, sendo dois crimes de trânsito, e 10 recusas ao teste. Os condutores que enquadraram em crime de trânsito foram encaminhados para delegacia e responderão criminalmente.

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool é infração de natureza gravíssima, podendo ainda o condutor sofrer penalidades administrativas. O código ainda adverte que caso o condutor se recuse a fazer o teste de alcoolemia, também estará incorrendo em infração de trânsito de natureza gravíssima, podendo ser penalizado com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

 

A gerente de Fiscalização, Glauce Kelly de Souza, relata que os acidentes com vítima no final de semana tiveram o envolvimento do fator álcool. Os motoristas que estavam com sinais de embriaguez tiveram a CNH recolhida e os que não se feriram foram encaminhados a delegacia. “Infelizmente quem não caiu no Balada Segura, caiu no atendimento do Samu. Não vale a pena”, alerta. “Por isso sempre digo que é importante dirigir com responsabilidade”.

 

Parceiros

 

A Operação Balada Segura é realizada por meio de parceria entre as forças de Segurança e a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana com os agentes de Trânsito e a Guarda Metropolitana. Também são parceiros a Secretaria Municipal de Saúde; Detran-TO; Energisa; o Projeto Vida no Trânsito; as Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar; Poder Judiciário do Tocantins; Ministério Público Estadual e Secretaria de Saúde do Estado.

Comentários (0)